Gaudium news > Catedral do México recorda arcebispo mexicano beatificado

Catedral do México recorda arcebispo mexicano beatificado

Cidade do México (Sexta-feira, 17-06-2011, Gaudium Press) Esta semana, turistas e paroquianos que circulavam nas proximidades da Catedral Metropolitana da Cidade do México tiveram uma grande surpresa: pendiam do templo religioso dois cartazes gigantescos com a figura de dois arcebispos mexicanos que foram, em séculos distintos, exemplos de santidade.

Palafox.jpeg
Beato Juan de Palafox

Os arcebispos representados nos cartazes eram Juan de Palafox e Mendoza, que foi beatificado no último dia 5 de junho, na cidade de El Burgo de Osma, na Espanha, e cujas relíquias serão guardadas na catedral da capital mexicana; e o Servo de Deus Luis María Martínez. O primeiro foi arcebispo do México no século XVII, e o segundo, no século passado, entre 1937 e 1956.

Posicionadas na fachada sul da Catedral, as enormes imagens trazem também inscrições com as quais os transeuntes podem conhecer as qualidades, o pensamento e o legado de fé que ambos os personagens deixaram para a alma mexicana.

A exposição de ambos os cartazes ocorre no marco de vários acontecimentos que tiveram os arcebispos como protagonistas. Um deles foi a exumação, em maio passado, dos restos mortais do Servo de Deus Luis María. Eles estavam na cripta dos Arcebispos da Catedral e foram trasladados para um novo féretro, na Capela da Imaculada Conceição, localizada também no templo da capital mexicana.

O outro acontecimento refere-se à já mencionada beatificação de Juan Palafox e à chegada de suas relíquias da Espanha no dia 22 de junho. Para a ocasião, a Arquidiocese do México realizará uma série de eventos, entre os quais uma procissão, missa e concerto musical.

Com informações do Sistema Informativo da Arquidiocese do México (Siame).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas