Tem início no Vaticano Simpósio sobre Ética nos Negócios
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-06-2011, Gaudium Press) Começou nesta quinta-feira no Vaticano o Simpósio Internacional sobre Ética e Negócios, evento promovido pelo Pontifício Consleho “Justiça e Paz” sobre a boa e correta governança nas empresas.
O evento foi aberto pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, que destacou em seu pronunciamento que “a empresa deve continuar tendo uma função social, sobretudo na produção de empregos”.
“O empreendedor deve utilizar seu talento de inovação e criatividade para enfrentar os desafios que vão além da economia e do mercado, sobretudo neste momento em que existe uma crescente demanda de emprego dos países que possuem muitos jovens e pouco trabalho”, continuou o cardeal.
As discussões serão balizadas pelos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja e também pela encíclica social promulgada pelo Papa Bento XVI em 2009, “Caritas in Veritate”. Expoentes internacionais de economia e finanças estão reunidos a fim de dar respostas concretas para as temáticas a partir do documento pontifício.
Ainda em seu discurso, o número dois do Vaticano pediu para que as companhias olhem mais para os excluídos e que incluam essas pessoas e temáticas caras à população, como o desenvolvimento sustentável e a salvaguarda do meio ambiente, na dinâmica de seus negócios.
“A empresa deve entrar cada vez mais na lógica dos bens comuns, como a água, fontes de energia e comunidade. Precisamos urgentemente de empreendedores que não tenham como mero objetivo o lucro. A crise na Grécia nos ensinou que o lucro não é tudo, e que a solidariedade no âmbito europeu é fundamental”, concluiu o cardeal.
Com informações da Rádio Vaticana.
Deixe seu comentário