Gaudium news > Bispos norte-americanos realizam Assembleia Geral de Primavera em Seattle

Bispos norte-americanos realizam Assembleia Geral de Primavera em Seattle

11hp0279.jpg
Arcebispo Timothy Dolan preside a Assembleia/ Foto: Conferência Episcopal dos Estados Unidos

Seattle (Quinta-feira, 16-06-2011, Gaudium Press) Teve início nesta quarta-feira, 15, em Seattle, Estados Unidos, a Assembleia Geral de Primavera da Conferência dos Bispos Católicos norte-americanos. O evento, que segue até amanhã, 17, terá em sua programação debates e votações sobre os mais variados assuntos considerados de grande relevância para a Igreja Católica. O evento está sendo presidido pelo presidente da Conferência, arcebispo de Nova York, Dom Timothy M. Dolan.

No primeiro dia de atividades, iniciadas ontem às 7h30, horário local, os prelados participantes se concentraram no debate a respeito da criação de um documento sobre pregação, de cunho teórico e prático, baseado na tradição da Igreja, e que exprima adequadamente o propósito da homilia na Missa, ou seja, “o encontro pessoal com o Mundo Encarnado”. No final do debate, após uma votação, os bispos norte-americanos aprovaram a criação do documento para futura consideração em novembro de 2012.

Entre hoje e amanhã, outros assuntos serão debatidos e votados pelos prelados dos Estados Unidos. Destaque para a votação de um documento crítico sobre o suicídio assistido, chamado “Para viver cada dia com dignidade”, e das revisões feitas na “Carta para a proteção das Crianças e dos Jovens”, documento criado em 2002 pelos prelados para responder à questão do abuso sexual de menores por clérigos. A Carta foi revista e adaptada aos recentes critérios indicados pelo Vaticano.

Serão votados ainda no evento, temas relacionados à liturgia, à tradução em espanhol do Missal Romano e às orações para as principais festividades nos países de língua espanhola, a fim de promover uma integração mais ampla e rica. A programação da Assembleia prevê também a apresentação por parte do arcebispo de Washington, Cardeal Donald Wuerl, dos últimos passos da criação dos ordinariatos para os anglicanos que desejam se converter ao catolicismo.

Com informações da Agência Fides e da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas