Gaudium news > Celam promove seminário para debater efeitos da Indústrias de Extração na América Latina

Celam promove seminário para debater efeitos da Indústrias de Extração na América Latina

Lima (Quarta-feira, 15-06-2011, Gaudium Press) O Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e a organização de bispos católicos da Alemanha pela cooperação ao desenvolvimento (Misereor) começaram a realizar ontem, 14, em Lima, Peru, um Seminário Internacional sobre Indústrias de Extração, com o tema “A problemática dos recursos naturais na América Latina e a Missão da Igreja”.

mina-de-ferro.jpg
Participantes aprofundam hoje a problemática da mineração

O objetivo do encontro, que reúne cerca de 70 pessoas da América Latina e Caribe comprometidas com essa temática, e que segue até amanhã, 16, é impulsionar uma tomada de consciência, por parte da Igreja Católica, sobre os desafios presentes e futuros dos modelos e exploração de recursos naturais para o desenvolvimento que afetam a qualidade de vida e atentam contra os direitos dos povos, para assim incentivar ações que promovam o desenvolvimento humano, integral, solidário e sustentável.

Segundo informações do Celam, o evento está sendo realizado através da metodologia de ver, julgar e atuar. Ontem pela manhã, por exemplo, os participantes concentraram seu trabalhos no conhecimento de casos emblemáticos de diversas regiões da América Latina, em dados sobre o crescimento da indústria extrativa no continente e em informações sobre as consequências desta atividade e as ações pastorais realizadas pela Igreja no acompanhamento da pessoas afetadas pela indústria do gênero.

Hoje, estão sendo analisadas propostas relativas ao tema, tendo como base perspectivas econômicas, ecológicas, teológicas e doutrinais, que permitam aprofundar a problemática da mineração e” o compromisso dos discípulos de Jesus Cristo nos contextos das vidas dos povos”, como ressalta o Celam. Amanhã, último dia do Seminário, os participantes discutirão formas de atuação a partir dos desafios lançados pela Conferência de Aparecida, pelos contextos da Missão Continental e pela carta redigida por Bento XVI “Caritas in Veritate”.

Com informações do Celam.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas