Gaudium news > Equador se une à Jornada Mundial de Oração e da Caridade do Papa com uma coleta nacional

Equador se une à Jornada Mundial de Oração e da Caridade do Papa com uma coleta nacional

Quito (Terça-feira, 14-06-2011, Gaudium Press) Com o lema “Deus ama ao que dá com alegria”, Equador se unirá no próximo dia 26 de junho à “Jornada Mundial de Oração e da Caridade do Papa”, conhecida também como “Óbolo de São Pedro”, em uma coleta que acontecerá em paróquias, colégios católicos, capelas, comunidades religiosas e movimentos de todo o território equatoriano.

obolo_menu_po.jpg
Jornada é promovida a partir da Santa Sé e divulgada e desenvolvida por cada Igreja particular

“O Óbolo de São Pedro é a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, para as necessidades da Igreja Universal e as obras de caridade em favor dos mais necessitados: crianças pobres, idosos desamparados, emigrantes, vítimas de guerra, desastres naturais, além de obras humanitárias e de promoção social”; explica a Secretaria Geral da Conferência Episcopal do Equador em uma mensagem na qual convoca aos fiéis de seu país a somarem-se à coleta.

A jornada é promovida a partir da Santa Sé e divulgada e desenvolvida por cada Igreja particular. O montante arrecadado, que será entregue por cada jurisdição eclesial do Equador ao Vaticano através de seu representante no país, é destinado para diversas obras da Igreja Católica ao redor do mundo. “Os donativos dos fiéis ao Papa são empregados em obras missionárias, iniciativas humanitárias e de promoção social, nas necessidades materiais de Vicariatos pobres, institutos religiosos e fiéis em dificuldade”, etc.

No caso concreto do Equador, país que é beneficiário também deste aporte do “Óbolo de São Pedro”, a ajuda é distribuída especialmente nos Vicariatos Apostólicos da Amazônia Equatoriana, entre eles Aguarico, Méndes, Napo, Puyo, Sucumbíos e Zamora, assim como as Ilhas Galápagos. “Esta coleta foi crescendo ano a ano. Em 2010, graças à generosidade dos católicos no Equador, foi possível arrecadar cerca de 220 mil dólares; a Santa Sé destina para o Equador cinco vezes mais do que enviamos”, acrescenta o episcopado.

No mundo, graças à Jornada da Caridade do Papa, com a coleta foram apoiados projetos como o Hospital São Vicente de Paulo em Sarajevo, a aldeia de órfãos da Aids no Quênia, a Fundação “Popolorum Progressio” para indígenas e camponeses na América Latina”, entre outras.
Para esta campanha caritativa da Igreja, o Vaticano também recebe doações em sua página na Internet (www.vatican.va)
Com informações da Conferência Episcopal Equatoriana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas