Na cerimônia do Regina Coeli pela festa de Pentecostes, Papa reza pela paz no mundo
Papa citou São Gregório Magno e o beato Antonio Rosmini em seu discurso |
Cidade do Varticano (Segunda-feira, 13-06-2011, Gaudium Press) Neste domingo, com a celebração de Pentecostes, Festa do Divino Espírito Santo, a Igreja Católica encerrou o período litúrgico pascal. Na cerimônia mariana do Regina Coeli, após a celebração da missa de Pentecostes na Basílica de São Pedro, o Papa falou sobre o tema e confiou ao Espírito Santo a paz no mundo.
“Possa o Espírito Santo – disse o Papa – inspirar corajosos propósitos de paz e apoiar o esforço de os concretizar, para que o diálogo prevaleça sobre as armas e o respeito pela dignidade do homem supere os interesses particulares. Que o Espírito, que é vínculo de comunhão, corrija os corações desviados pelo egoísmo e ajude a família humana a redescobrir e a defender com vigilância a sua fundamental unidade”.
A efusão do Espírito Santo no Cenáculo foi o “‘batismo’ da Igreja, batismo no Espírito Santo”, lembrou o Papa em seu discurso, e citando São Gregório Magno e o beato Antonio Rosmini, recordou o significado do evento para a vida da Igreja.
O Espírito Santo, continou, como teólogo, Bento XVI, “provém de Deus, sopro da sua boca, e tem o poder de santificar, abolir as divisões, dissolver a confusão devida ao pecado. Ele, imaterial e incorpóreo, concede os bens divinos, sustenta os seres vivos, para que atuem em conformidade ao bem. Como luz inteligível dá sentido à oração, dá vigor à missão evangelizadora, faz arder os corações daqueles que ouvem a boa notícia, inspira a arte cristã e a melodia litúrgica.”
A Praça São Pedro, neste domingo, tinha uma atmosfera particular devido às miniaturas das igrejas da Baviera trazidas como presente para o Santo Padre pelas dioceses de Munique e Frisinga, em função do 60° aniversário de sacerdócio.
Deixe seu comentário