Diocese de Girardot, Colômbia, abre processo de beatificação da Irmã Anna Maria Lozano
Girardot (Segunda-feira, 13-06-2011, Gaudium Press) A Diocese de Girardot, na Colômbia, iniciou oficialmente na última terça-feira, 07, o processo diocesano para a beatificação da Serva de Deus, Anna Maria Lozano, freira que acompanhou o Padre Luís Variara SDB fundou o Instituto das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.
A cerimônia para o início do processo de beatificação da religiosa foi presidida pelo bispo local, Dom Hector Julio López Hurtado SDB. Na ocasião, foi apresentado um perfil da Serva de Deus e constituído o tribunal diocesano que ficará responsável pelo processo.
Serva de Deus, irmã Anna Maria Lozano/ Foto: ANS |
Posteriormente, no mesmo dia, foi celebrada uma Santa Eucaristia, na igreja paroquial de Agua de Dios. A missa teve a presença das irmãs da Congregação de membros do “Instituto secular Luís Variara”, de representantes da Família Salesiana e do clero do seminário diocesano, além de numerosos fiéis.
Ao final da cerimônia, o Postulador Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana, Padre Pierluigi Cameroni, que acompanhou de perto todo o evento, pediu a bispo de Girardot que a Capela do Instituto das Filhas dos Sagrados Corações – onde descansam os restos mortais P. Luís Variara e da irmã Anna Maria – seja reconhecido como santuário eucarístico em nível diocesano.
Com informações da Agência Info Salesia (ANS).
Biografia
Irmã Anna Maria Lozano nasceu em 1883 na cidade de Oicatá, na Colômbia. Com 14 anos, após o contágio de hanseníase de seu pai, a futura Serva de Deus foi morar em Leprosário na paróquia de “Agua de Dios”. Lá, conheceu o Padre Luís Variara e decidiu se juntar a ele em sua nova empreitada: a fundação do Instituto de Irmãs, que serviria para dar assistência espiritual aos doentes dehanseníase.
Já aos 23 anos foi eleita superiora geral do Instituto – cargo que ocuparia por mais cinco vezes – e tornou-se não só a discípula mais próxima do fundador, mas a responsável pela transmissão e manutenção do próprio espírito do Instituto. Irmã Anna Maria morreu em 1982 aos 98 anos.
Deixe seu comentário