Gaudium news > Dioceses de Hiroshima e Chicago ganham novos bispos

Dioceses de Hiroshima e Chicago ganham novos bispos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-06-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI nomeou nesta segunda-feira dois novos bispos para duas importantes dioceses no mundo. Além de definir um novo bispo para Hiroshima, no Japão, após aceitar a renúncia do então bispo ao governo pastoral da cidade, o pontífice nomeou dois novos auxiliares para a diocese de Chicago, nos Estados Unidos.

Padre Thomas Aquino Manyo Maeda é o nome do novo bispo de Hiroshima. Ele assume o lugar deixado por Dom Joseph Atsumi Misue, que renunciou por motivos de idade avançada, em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico. O sacerdote Maeda é também, desde 2006, secretário-geral da Conferência Episcopal Japonesa.

O religioso nasceu em 3 de março de 1949, em Kami Goto, arquidiocese de Nagasaki. Estudou no Liceu Nanzan, na mesma cidade, e frequentou o Seminário Maior de San Sulpizio de Fukuoka. Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 1975, para a diocese de Nagasaki.

Chicago

Já para a arquidiocese estadunidense de Chicago, o Papa criou dois novos bispos auxiliares. Trata-se dos Padres Andrew Peter Wypych e Alberto Rojas, ambos pertencentes ao clero da mesma arquidiocese.

Padre Wypych nasceu em 5 de dezembro de 1954 na Polônia, cidade de Kazimierza Wielka. Lá, frequentou o Seminário Maior de Cracóvia. Foi ordenado em 29 de abril de 1979, para a própria arquidiocese de Cracóvia. Em 1983, foi enviado para a arquidiocese de Chicago, nos Estados Unidos, onde foi incardinado em setembro de 1989.

Padre Alberto Rojas, por suia vez, é mexicano. Nasceu em El Zapote de la Labor, diocese de Aguascalientes, no dia 5 de janeiro de 1965. Frequentou o Seminário diocesano de Santa Maria de Guadalupe. Nos Estados Unidos, realizou estados teológicos na University of Saint Mary of the Lake – Mundelein Seminary, e, atualmente, cursa o doutorado junto à Barry University, em Miami.

Foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1997, para a arquidiocese de Chicago.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas