Gaudium news > Jovens cristãos indianos promovem a paz no nordeste do país

Jovens cristãos indianos promovem a paz no nordeste do país

São Paulo (Sexta-feira, 10-06-2011, Gaudium Press) Jovens cristãos do Nordeste da Índia, uma das regiões de maior conflito enico-religioso no país, decidiram serm “promotores da paz”. Eles fazem parte do movimento católico “Peace Channel”, organizado por um sacerdote local, Padre Anto, e que atua na diocese de Kohima, (no estado de Nagaland).

A ideia do sacerdote é envolver os jovens em prol de “uma cultura de paz” na região. Os jovens de “Peace Channel” agem como autênticos “mensageiros da paz” nas famílias, nas escolas, nos colégios, nas comunidades, nas vilas. A sua missão é o seu empenho em “serem profetas da paz na sociedade”, explica à agência Fides o próprio Padre Anto.

O movimento, diz, nasceu “após ter visto de perto, na região do Nagaland, a violência e a morte, com a perda de muitas vidas inocentes”. Por isto surgiu a ideia de reunir os jovens, portadores de grandes ideais e de tanta boa vontade, e “de fazê-los protagonistas na promoção da paz e da harmonia no território, sensibilizando os seus vizinhos, de todas as etnias e religiões, em nome de valores como paz, reconciliação, igualdade, fraternidade”.

Os jovens de “Peace Channel” seguem encontros formadores nos quais aprofundam a situação do contexto em que vivem, sobre as diferenças para “construir pontes”, inclusive apoiando iniciativas de desenvolvimento social, econômico, cultural, no campo da instrução e da educação ambiental.

O “Peace Channel” organiza encontros de oração, vigílias pela paz, seminários e congressos, e é ativo também no âmbito do diálogo interreligioso. Os jovens – conclui Padre Anto – se fazem “embaixadores da paz” em situações de tensão como os micro-conflitos entre grupos tribais nas regiões da Índia norte-oriental, sobretudo envolvendo os seus conterrâneos e “contagiando-os com o valor da paz”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas