Universidade chilena apresenta livro “João Paulo II fala ao Chile”
Santiago (Quinta-feira, 09-06-2011, Gaudium Press) A Universidade de San Sebastián, no Chile, apresentou na última terça-feira, 07, a estudantes e professores sua mais nova publicação: o livro “João Paulo II fala ao Chile”, obra que contém os 29 discursos e homilias pronunciadas pelo pontífice polonês durante visita ao território chileno em 1987.
A obra contém, além dos textos do pontífice, um prólogo escrito pelo arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, uma apresentação feita pelo reitor da Universidade de San Sebastián, Luis Cordero, e, em especial, a homilia pronunciada pelo Papa Bento XVI na missa de beatificação de seu predecessor, realizada no dia 1º de maio deste ano.
Conforme informações da Arquidiocese de Santiago, o livro, que não será comercializado, é dirigido especialmente a membros do clero, acadêmicos, políticos, estudantes e leitores reflexivos interessados nos valores e na história religiosa e na realidade nacional e mundial.
Dom Ezzati convidou os jovens a não terem medo de se aproximar da fonte da sabedoria |
Apresentação de Dom Ezzati
A apresentação do livro “João Paulo II fala ao Chile” foi realizada pelo arcebispo de Santiago, Dom Ricardo Ezzati, no salão de honra da Universidade de San Sebastián. Na ocasião, dirigindo-se principalmente aos alunos e acadêmicos da instituição de ensino, o prelado afirmou que a tarefa mais importante de uma comunidade de cristãos que trabalha na educação superior é “anunciar em linguagem acadêmica, cultural, os valores essenciais da vida proclamados por Jesus Cristo e seu Evangelho”.
Neste contexto, o arcebispo lembrou que, em sua viagem ao Chile, em 1987, a mensagem central do beato João Paulo II foi “a mensagem da pessoa de Jesus Cristo”. Segundo Dom Ezzati, em sua visita, Papa Wojtyla quis mostrar ao Chile qual é o caminho de seu autêntico e verdadeiro desenvolvimento, “que não consiste somente no crescimento material, mas também na integralidade do crescimento, que só tem sua explicitação mais plena na pessoa de Jesus Cristo”.
O prelado destacou ainda, durante sua apresentação, a atualidade dos discursos proferidos pelo Santo Padre em 1987. Conforme o arcebispo, neles “encontraremos inspirações fundamentais válidas para nossa realidade”. Posteriormente, voltando-se especialmente aos jovens, Dom Ezzati os convidou a não terem medo de aproximar-se da fonte da sabedoria e da verdade. “Não tenham medo de traduzir a verdade e a sabedoria no caminho de suas vidas”, concluiu.
Com informações da Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Deixe seu comentário