Gaudium news > Catedral nigeriana é vítima de atentado terrorista

Catedral nigeriana é vítima de atentado terrorista

Maiduguri (Quinta-feira, 09-06-2011, Gaudium Press) Uma série de atentados terroristas que vêm cobrindo o norte da Nigéria, recentemente, tem afetado também a Igreja Católica. Nesta terça-feira, 07, uma bomba explodiu nas imediações da Catedral de São Patrício, localizada na cidade de Maiduguri, no estado de Borno. No mesmo dia, outras explosões também aconteceram na região, atingido duas delegacias. Cerca de 11 pessoas morreram nestes ataques, dizem fontes locais.

Conforme disse à agência Fides o bispo de Maiduguri, Dom Oliver Dashe Doeme, logo após o atentado, a Catedral de São Patrício ficou seriamente danificada, com janelas e portas destruídas. “O edifício inteiro foi abalado desde suas fundações pela violência das explosões”, disse. Segundo o prelado nigeriano, a situação em Maiduguri é muito tensa. Dom Oliver recordou que há apenas duas semanas outro templo católico da cidade e uma escola secundária “foram alvos de um ataque com explosivos”.

Os atos terroristas foram atribuídos à seita radical islâmica Boko Haram, cujo nome significa em língua haussa – falada na Nigéria – “a educação ocidental é um pecado”. O grupo radical admitiu a autoria de vários atentados no norte da Nigéria. Em 6 de junho, um líder religioso islâmico que se opunha à seita foi morto em um atentado em Biu, cidade ao sul de Maiduguri.

A Nigéria é o país mais populoso da África com cerca de 160 milhões de habitantes, sendo que desse total apenas 14% professam a religião católica. O norte do país é predominantemente muçulmano.

Com informações da Agência Fides.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas