L’Osservatore Romano diz que Cardeal Stepinac defendeu judeus contra regime fascista
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 07-06-2011, Gaudium Press) O jornal vaticano L’Osservatore Romano publicou nesta terça-feira, 07, um artigo defendendo o cardeal croata Alojzije Stepinac das acusações de não ter se rebelado contra o regime fascista de Ante Pavelic, que governou o Estado Independente da Croácia no início da década de 1940, exterminando judeus e ciganos.
O artigo do periódico italiano vem em resposta aos protestos realizados por uma associação de vítimas do Holocausto croata após a visita do Papa Bento XVI ao túmulo do religioso, durante a viagem do pontífice à Croácia neste final de semana. Segundo o periódico italiano, apesar das acusações, são notáveis as palavras do cardeal Stepinac em defesa dos perseguidos, nesta época, tenham sido eles sérvios ou judeus.
Para reforçar os argumentos a favor do cardeal, o L’Osservatore relembrou as palavras de alguns judeus ilustres sobre Stepinac, como as do ex-presidente da comunidade judaica dos Estados Unidos, Louis Breier. “Este grande homem da Igreja foi acusado de ser um colaborador nazista. Nós, judeus, negamos. Ele é um dos raros homens que, na Europa ficaram contra a tirania nazista, inclusive no momento mais perigoso de se fazer isso”.
Cardeal Stepinac foi beatificado pela Santa Sé em 3 de outubro de 1998.
Com informações da Ansa.
Deixe seu comentário