Gaudium news > Vaticano divulga relatório da primeira fase da visita apostólica a dioceses da Irlanda

Vaticano divulga relatório da primeira fase da visita apostólica a dioceses da Irlanda

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-06-2011, Gaudium Press) Concluiu-se a primeira fase da visita apostólica às quatro arquidioceses metropolitanas na Irlanda, convocada pelo Papa Bento XVI na Carta Pastoral aos Católicos da Irlanda de 19 de março de 2010 em resposta aos casos de abuso sexual por parte do clero católico.

De acordo com um relatório preliminar apresentando hoje pela Santa Sé, o desenrolar da visita foi “muito profícuo” e “em um clima construtivo” e forneceu “um quadro suficientemente exaustivo”. Uma síntese mais abrangente dos resultados e das perspectivas será apresentada pela Santa Sé no início do ano que vem, informou o comunicado da Sala de Imprensa vaticana.

Os resultados da visita apostólica, que tinha como objetivo verificar a atual situação das relações recíprocas entre as dioceses, os seminários e as comunidades religiosas; bem como verificar também a eficácia dos atuais procedimentos sobre os casos de abuso e das formas de assistência oferecidas às vítimas, foram apresentados em quatro pontos.

A visita apostólica foi um desejo pessoal do Santo Padre depois dos numerosos casos graves de abuso sexual a menores cometidos por alguns membros do clero no país. Tal iniciativa foi tomada depois das conversas do pontífice com os bispos irlandeses em dezembro de 2009 e, depois, em fevereiro de 2010. A visita apostólica na Igreja Católica da Irlanda inicia “uma profunda renovação espiritual” das quatro dioceses, de Armagh, Dublin, Cashel and Emly, Tuam, analisando e avaliando a situação nos seminários e nas comunidades religiosas.

O comunicado divulgado hoje pela Sala de Imprensa vaticana sublinha um positivo desenvolvimento da primeira fase. O relatório divulgou que “a Congregação para os Bispos e a Congregação para a Educação Católica não preveem outras visitas apostólicas” nas dioceses e nos seminários irlandeses, mas a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica prevê visitas “in loco” a algumas realidades religiosas depois de análise das respostas aos questionários enviados a todos os Institutos com casas religiosas na Irlanda.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas