Bispos mexicanos destacam os desafios do sacerdócio em mensagem final de 91ª Assembleia Plenária
Cidade do México (Sexta-feira, 03-06-2011, Gaudium Press) Terminou hoje na Cidade do México a 91ª Assembleia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM). E como de costume, os bispos, que estiveram reunidos desde a última segunda-feira, 30 de maio, emitiram a mensagem final do evento, dedicada aos sacerdotes, seminaristas e a todo o povo de Deus. Na missiva, entre outra coisas, os prelados abordaram os desafios do sacerdócio e destacaram a comemoração do aniversário de 60 anos de ordenação sacerdotal do Papa Bento XVI.
Prelados ficaram reunidos na Cidade do México, em Assembleia, de 30 de maio a 03 de junho/ Foto: CEM |
Os bispos mexicanos destacaram que, durante a Assembleia, refletiram acerca da realidade dos presbíteros e seminaristas no México, “para alentar o esforço cotidiano que exige sua formação e ministério frente à Missão Permanente que todos estamos chamados a realizar”. Os prelados salientaram os riscos que muitos sacerdotes vivem em regiões dominadas pelo crime e os agradeceram por “sua entrega generosa”. Não obstante, admitiram as falhas na vida e no ministério, afirmando que todos se reconheciam “necessitados de conversão pastoral a fim de serem pastores mais sensíveis ao sentimento que vive o povo”.
Conforme os prelados, a sociedade mexicana atual está imersa em uma verdadeira crise, na qual foram despedaçados muitos valores e virtudes que a haviam distinguido como “pacífica e religiosa”. Neste sentido, afirma a mensagem final da Assembleia, os discípulos de Jesus, especialmente os chamados ao sacerdócio, precisam ser “testemunhas críveis da Boa Nova, para transformar a realidade e fazer presente o Reino de Deus”.
Para que tal tarefa se torne cada vez mais concreta, o episcopado mexicano fez também um convite para que todos os bispos e sacerdotes assumam a formação integral, como um processo constante que deve ser vivido a cada dia e que não pode ficar restrito a atividades isoladas. “Temos de impulsionar nosso encontro cotidiano com Jesus, através da prece, da lectio divina, da Eucaristia e da reflexão do próprio ministério”.
A respeito do 60º aniversário da ordenação sacerdotal do Papa Bento XVI, os membros da CEC convidaram todos a oferecer uma ” ‘Coroa de Oração’ ante Jesus Eucaristia, em gratidão a Deus por sua vida e serviço sacerdotal”. Por fim, pediram a Deus para “que apoiasse o esforço daqueles que foram chamados a servir a Ele” e pediram a Virgem Maria “que os auxilie e os alente a manterem-se firmes no processo de nossa formação e na entrega sacerdotal, com o gozo e a gratidão de Magnificat”.
Deixe seu comentário