Estreia na Colômbia documentário sobre passagem de João Paulo II pelo país
Bogotá (Sexta-feira, 03-06-2011, Gaudium Press) Há 25 anos, uma das imagens mais comovedoras que ficou marcada no coração de muitos colombianos foi a visita e a profunda oração frente à cruz feita pelo hoje Beato João Paulo no município colombiano de Armero, que em novembro de 1985 havia sido soterrado por lama após a erupção do Vulcão Nevado de Ruiz.
Esta imagem, junto a muitas outras que deixaram uma impressão indelével na alma do povo colombiano, está agora imortalizada no documentário “Rastro e Caminho” – Huella e Camino, em espanhol -, que por estes dias está sendo lançado em várias cidades colombianas, em ocasião da comemoração do 25º aniversário da visita do “Papa peregrino” ao país.
O documentário, cuja ideia foi do embaixador da Colômbia junto a Santa Sé, César Mauricio Velásquez, e produção da Infocus, resume e mostra os instantes mais emocionantes da passagem de Karol Wojtyla pela Colômbia em julho de 1986; evento que muitos chamaram de os “sete dias brancos na Colômbia”, como comentou à Gaudium Press o diretor da película, Ignacio Penagos, ao fazer referência aos quase escassos índices de violência registrados na Colômbia durante aqueles dias.
Em entrevista à agência, Penagos deu mais detalhes sobre o filme. Conforme o diretor, o documentário está dividido em vários clipes temáticos que destacam os momentos mais significativos da visita de João Paulo II, unido ao contexto do momento da Colômbia. Neste sentido, o vídeo mostrará além da chegada de Wojtyla ao país e sua presença no lugar da tragédia de Armero, imagens de Omaira – menina símbolo do que ocorreu na cidade colombiana – e a tomada do Palácio da Justiça, que aconteceu também em novembro de 1985, meses antes da passagem do Santo Padre pela Colômbia.
Esta iniciativa visual, que recuperou digitalmente grande parte das imagens que se tinham da visita do pontífice ao país, foi lançada oficialmente em Roma, no dia 1º de maio, no marco da beatificação de João Paulo II. Durante a última semana, este trabalho foi apresentando nas cidades de Barranquilla, Cali e Medellín, e hoje será apresentando na Casa de Nariño, em Bogotá, sede da Presidência da república da Colômbia.
O documentário já está disponível em DVD.
Texto orignal: Sonia Trujillo
Deixe seu comentário