Bento XVI se reúne com presidente da Autoridade Palestina e vice-presidente americano
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 03-06-2011, Gaudium Press) Um dia antes de partir em viagem para a Croácia, o Papa recebeu no Vaticano o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que estava na Itália para a Festa da República italiana e para a comemoração dos 150 anos de unificação do país.
A conversa entre Bento XVI e Mahmoud Abbas se concentrou na difícil situação da Terra Santa |
O encontro entre Bento XVI e Mahmoud Abbas a portas fechadas aconteceu na biblioteca do Palácio Apostólico, onde o Papa recebe todos os chefes de Estado. A conversa, com a ajuda de um intérprete, durou cerca de 15 minutos e “se concentrou na difícil situação da Terra Santa”, informou comunicado da Sala de Imprensa vaticana.
Sobre as relações entre Israel e a Autoridade Palestina, se reafirmou “a urgência de encontrar uma solução justa e duradoura ao conflito entre Israel e a Palestina”, e em consequência “o viver seguro, em paz com seus vizinhos e entre as fronteiras internacionais reconhecidas”, “com o apoio da comunidade internacional e um espírito de cooperação e de abertura à reconciliação” para chegar à paz na Terra Santa.
“No encontro – prossegue o comunicado – não faltou referência à situação das comunidades cristãs nos Territórios Palestinos e no Oriente Médio em geral, e se revelou a contribuição insubstituível que elas oferecem à construção da sociedade. Enfim, se espera que os trabalhos das Delegações da Santa Sé e da Organização para a Libertação da Palestina procedam proveitosamente na elaboração de um Acordo Global entre as partes.”
Ao final da audiência, foi realizada a tradicional troca de presentes. O presidente Abbas presenteou o Santo Padre com um ícone de ouro da Virgem Maria. Enquanto o Papa, por sua vez, deu de presente a ele uma medalha de bronze da Praça São Pedro.
Após a reunião com o Papa, o presidente da Autoridade Palestina encontrou-se com o Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, acompanhado por Dom Dominique Mamberti, secretário para as Relações com os Estados.
Joe Biden
Nesta sexta, o Papa recebeu também em uma audiência particular o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que também se encontrava na Itália para a Festa do dia 2 de junho. O encontro ocorreu por volta das 11h30.
Deixe seu comentário