Gaudium news > Pela primeira vez, Papa recebe ciganos europeus em uma audiência particular

Pela primeira vez, Papa recebe ciganos europeus em uma audiência particular

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 03-06-2011, Gaudium Press) Para comemorar o 75º aniversário do martírio e os 150 anos de nascimento do beato cigano Zeferino Giménez Malla, uma peregrinação de mais de 1300 ciganos europeus, de diferentes etnias e grupos, será realizada em Roma sedia nos próximos dias 11 e 12 de junho.

No sábado, dia 11 Papa Bento XVI irá receber parte dos integrantes desse grupo em uma audiência particular no Vaticano, informou o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.

040511_ceferino.jpg
Beato Zeferino Giménez Malla

Será a primeira vez que ciganos se reunirão com um pontífice da Igreja em uma reunião reservada somente a eles em nível europeu e internacional. O Papa Paulo VI em Pomezia, em 1965, e o Beato Papa João Paulo II, por ocasião do Grande Jubileu de 2000 e em outros momentos, já haviam recebido os ciganos, mas sempre junto a outros grupos. Na audiência de sábado com Bento XVI, Dom Vegliò ilustrará ao Papa Bento XVI a realidade atual dos ciganos.

A peregrinação dos diversos grupos de ciganos europeus e italianos – como Rom, Sinti, Manoush, Caló, entre outros – acontece em uma ocasião particular, o 75° aniversário do martírio do primeiro beato cigano, de origem espanhola. Hoje há cerca de 36 milhões de ciganos no mundo (no Brasil eles estão estimados em 900 mil), a maioria se concentrando na Índia, considerada sua terra de origem (mais de 18 milhões).

Na diocese de Roma, a vida paroquial dos ciganos se concentra na “capela a céu aberto” do beato Zeferino, no Santuário romano do Divino Amor. Ali, Dom Pietro Santoro, bispo de Avezzano, presidirá no domingo, 12 de junho, às 11 horas, uma missa que será transmitida ao vivo pelo canal televisivo italiano RAI 1.

Quem se ocupa da pastoral do cigano na Itália é a Fundação “Migrantes” da Conferência Episcopal Italiana, que junto ao Pontifício Conselho promoveu a peregrinação em Roma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas