Igreja Patriótica da China pode ordenar mais um bispo sem autorização papal
Xangai (Quarta-feira, 02-05-2011, Gaudium Press) A Igreja Católica Patriótica da China, subordinada ao Governo chinês, pretende realizar mais uma ordenação episcopal sem a aprovação da Santa Sé, nos próximos dias. O vice-presidente provincial da Igreja Patriótica, Padre Joseph Shen Guo’an, será nomeado bispo da diocese de Wuhan, na província de Hubei, região central da China, no dia 09 de junho, informou o UCA News, um site católico de Hong Kong.
A nomeação de Padre Joseph iria suprir uma necessidade da região, já que a Igreja Católica Patriótica não possui nenhum bispo nas cinco dioceses que compõem a província de Hubei. Por coincidência, o último prelado a comandar a diocese de Wuhan foi Bernardine Dong Guangqing, um dos primeiros bispos chineses a ser escolhido e ordenado sem a autorização do Papa, em 1958, um ano após a criação da Igreja Patriótica. Bispo Dong acabou sendo reconhecido pelo Papa João Paulo II, em 1984.
Se a ordenação de Padre Joseph ocorrer, será a segunda sem autorização do Vaticano em seis meses. No final do ano passado, após quatro anos de ordenações coordenadas entre a Igreja da China e o Vaticano, o Estado chinês ordenou o Padre Giuseppe Guo Jincai como bispo católico. Na época, o porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, declarou que a ordenação era “ilícita e prejudicial para as relações construtivas que se desenvolveram nos últimos tempos entre a República Popular da China e a Santa Sé”.
Com informações da Ansa.
Deixe seu comentário