Em compasso de espera, fiéis croatas deixam mensagens ao Papa em site oficial da visita
Zagreb (Quinta-feira, 02-06-2011, Gaudium Press) Enquanto se aproxima a primeira visita de Bento XVI como Papa à Croácia, neste sábado, cresce a expectativa de fiéis locais. O entusiasmo de boa parte da população da capital do país edestidno do pontífice, Zagreb, pode ser testemunhado inclusive na internet, no site oficial da visita do pontífice (www.papa.hr).
| No site dedicado à visita de Bento XVI a Croácia, é possível deixar comentários e testemunhos pessoais |
Ali, é possível deixar comentários e testemunhos pessoais. Entre as mensagens postadas no site, há algumas que são realmente comoventes, como a de uma criaça em cadeira de rodas: “Caro Papa, estou realmente feliz que o senhor venha com o papamóvel. Espero poder vê-lo, pelo menos por um pouco, nas ruas da cidade de Zagreb. Eu estou em uma cadeira de rodas porque sou doente, tenho atrofia muscular espinhal, mas o Senhor me dá força. Gosto de ir à igreja com meus pais e rezar. Mesmo que eu tenha só cinco anos, entendo muitas coisas. Suplico-lhe, Santo Padre, que reze para que eu possa me curar, se esta é a vontade do Senhor. Suplico também que o Papa João Paulo II reze por mim no Céu”.
Mas no site há também mensagens surpreendentes, como a de uma pessoa que se declara não-crente: “Não sou crente, mas estou feliz pelo fato de que o Papa venha nos visitar, porque isto, ainda que por um breve período, aproxima as pessoas, e em um tempo de desumanização como o presente é mais que necessário”.
A grande expectativa da visita é confirmada também pelo Cardeal Josip Bozanic, arcebispo de Zagreb, em entrevista concedida à Rádio Vaticana. Segundo ele, todo o país se prepara para a visita com oração, adoração e com as catequeses especiais para as famílias.
“Para nós – disse o cardeal – é um presente especial poder passar estes dois dias com o Santo Padre, nos encontrarmos com ele e rezar com ele. O nosso coração está aberto e desejoso de acolher as suas palavras e a sua mensagem. Nós olhamos esse evento com grande gratidão e reconhecemos nisso uma importante ocasião para tornar mais viva a nossa resposta cristã, para sermos verdadeiras testemunhas da fé, movidos pela esperança e pela caridade”.
Na Croácia, como em outros países ocidentais, o maior desafio a ser enfrentado é a secularização. “A Igreja sente, também o apelo para dedicar-se às famílias, também elas atingidas pela cultura secularizada, e que neste período sofrem a falta de trabalho, nesta situação de dificuldades sociais e econômicas generalizadas. A nossa preocupação pelas famílias quer chegar a sensibilizar também as instituições civis, para que saibam intervir a favor da família, não somente com palavras, mas também com verdadeiras intervenções. A família é uma instituição que deve ser tutelada: de fato, na família reside o futuro da Igreja e da sociedade”, declarou o arcebispo.
O momento central da visita será a Missa no Hipódromo de Zagreb para a Festa da Família. Para conseguir os ingressos gratuitos para a Missa no Hipódromo, as pessoas devem procurar os próprios sacerdotes nas paróquias e dioceses. Para os deficientes físicos são previstos lugares especiais. Às 3h da madrugada, de sexta para sábado, começará o pré-programa com orações, cantos e textos de meditação.





Deixe seu comentário