Governadora-Geral da Austrália é recebida pelo Papa
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 01-06-2010, Gaudium Press) Ao término da audiência geral de hoje de manhã, o Papa recebeu no escritório da Sala Paulo VI para uma conversa particular a Governadora-Geral da Austrália, Quentin Bryce, primeira mulher a exercer esse cargo no país. O governador-geral é o representante do monarca – no caso, a Ranha Elizabeth II – na Austrália, mas suas ações políticas são limitadas e subordinadas ao primeiro-ministro.
Bryce está na Itália a convite do presidente italiano Giorgio Napolitano para o 150° aniversário da unificação do país. A contribuição da Igreja Católica na Austrália e a situação internacional e regional foram alguns dos temas do encontro privado, informou um comunicado da Sala de Imprensa vaticana.
Amanhã, a Itália comemora o Dia da República Italiana em recordação ao referendo de 1946, a partir do qual nasceu a república (na ocasião, a população italiana foi convocada para optar entre continuar com a monarquia ou instituir a república. A república ganhou com 54,3% dos votos). Além de Bryce, cerca de 30 chefes de Estado de todo o mundo deverão participar dos eventos desta quinta.
A Governadora-Geral da Austrália foi recebida também pelo Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado vaticano, Dom Dominique Mamberti.
“Durante a conversa cordial foram lembradas as contribuições da Igreja Católica à sociedade australiana, o acolhimento dos refugiados e outros temas de mútuo interesse. Foi comentada também a atual situação internacional e regional, com particular referência aos desastres naturais e às problemáticas ambientais, assim como ao diálogo inter-religioso”, disse o comunicado.
Deixe seu comentário