“Jornadas criam oportunidades para verdadeiros mutirões de evangelização da juventude”, diz arcebispo de São Paulo
São Paulo (Quinta-feira, 26-05-2011, Gaudium Press) Em pronunciamento publicado nesta terça-feira, 24, no site da Arquidiocese de São Paulo, o arcebispo metropolitano, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, enviou uma mensagem especial ao jovens que se preparam para participar da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 16 a 21 de agosto deste ano, na capital espanhola, Madri.
| Dom Odilo afirmou que Papa Bento XVI teve escolha feliz com tema da JMJ 2011 |
No texto, o cardeal relembra que as Jornadas foram iniciadas pelo Papa João Paulo II com o objetivo de estabelecer uma nova interação da Igreja com a juventude. Conforme Dom Odilo, esta meta tem sido alcançada em grande parte, mas ainda há muito o que fazer, “quer porque os jovens evoluem e os protagonistas são sempre novos, quer porque a grande massa dos jovens ainda não está envolvida nas inciativas pastorais da Igreja”.
O prelado destaca a importância fundamental da evangelização da juventude “para que as novas gerações possam ser iniciadas na experiência do encontro com Cristo e na vivência da fé cristã e eclesial”. Segundo ele, neste sentido, as Jornadas criam grandes oportunidades para verdadeiros “mutirões” de evangelização da juventude e “seria pena não tirar todo o proveito dessa ocasião ímpar para o envolvimento dos jovens com a Igreja”.
Por fim, o cardeal teceu alguns comentários sobre o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para a próxima JMJ, “Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf CL 2, 7), ressaltanto que se trata de um belo tema, de “uma feliz escolha” que vai proporcionar uma reflexão importante para jovens e não jovens “sobre a nossa ligação e relação constante com Cristo (‘enraizados’ nele); sobre o fundamento da nossa fé e vida cristã (‘edificados’ sobre ele); e sobre a necessária firmeza na fé, para não vacilar diante das mil dificuldades do caminho (‘firmes na fé, como vos foi ensinada’)”.
Preparação e organização dos jovens brasileiros
A mensagem do arcebispo de São Paulo vem reforçar o que já tem sido feito pelos jovens em todo o país em termos de preparação para a JMJ Madri 2011.
Pela primeira vez, por exemplo, conforme comunicado emitido pela a Arquidiocese de São Paulo, o Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai levar uma delegação oficial ao evento, formada por dois representantes de cada diocese do país.
| Mais de 10 mil jovens brasileiros devem ir até Madri para participar da JMJ |
A própria Arquidiocese de São Paulo também, através do Setor Juventude, organizou um grupo oficial de peregrinos, composto por jovens, adultos, padres e religiosos, para ir até Madri. E para aproveitar o máximo o que o encontro tem a oferecer, os organizadores fizeram um amplo itinerário formativo para contemplar não só a dimensão espiritual, mas também a social e cultural.
Os encontros preparativos tiveram início no dia 5 de fevereiro, no Centro Pastoral São José. No dia 26 de março, houve também um retiro espiritual e dia de oração para os peregrinos e lideranças do Setor Juventude, a partir do tema da Jornada.
Já a CNBB, redigiu um subsídio intitulado “Jornada Diocesana da Juventude 2011”, que foi celebrado no Domingo de Ramos, 17 de abril, “Dia Mundial da Juventude”. No texto, a entidade convida as Regiões Episcopais, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais, Novas Comunidades e Congregações Religiosas do país a envolver sua juventude no evento religioso.
Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, mais de 10 mil jovens do Brasil irão a Madri para participar da próxima JMJ.





Deixe seu comentário