Gaudium news > “Jornadas criam oportunidades para verdadeiros mutirões de evangelização da juventude”, diz arcebispo de São Paulo

“Jornadas criam oportunidades para verdadeiros mutirões de evangelização da juventude”, diz arcebispo de São Paulo

São Paulo (Quinta-feira, 26-05-2011, Gaudium Press) Em pronunciamento publicado nesta terça-feira, 24, no site da Arquidiocese de São Paulo, o arcebispo metropolitano, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, enviou uma mensagem especial ao jovens que se preparam para participar da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 16 a 21 de agosto deste ano, na capital espanhola, Madri.

071017 004 dom odilo pedro scherer.jpg
Dom Odilo afirmou que Papa Bento XVI teve escolha feliz com tema da JMJ 2011

No texto, o cardeal relembra que as Jornadas foram iniciadas pelo Papa João Paulo II com o objetivo de estabelecer uma nova interação da Igreja com a juventude. Conforme Dom Odilo, esta meta tem sido alcançada em grande parte, mas ainda há muito o que fazer, “quer porque os jovens evoluem e os protagonistas são sempre novos, quer porque a grande massa dos jovens ainda não está envolvida nas inciativas pastorais da Igreja”.

O prelado destaca a importância fundamental da evangelização da juventude “para que as novas gerações possam ser iniciadas na experiência do encontro com Cristo e na vivência da fé cristã e eclesial”. Segundo ele, neste sentido, as Jornadas criam grandes oportunidades para verdadeiros “mutirões” de evangelização da juventude e “seria pena não tirar todo o proveito dessa ocasião ímpar para o envolvimento dos jovens com a Igreja”.

Por fim, o cardeal teceu alguns comentários sobre o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para a próxima JMJ, “Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf CL 2, 7), ressaltanto que se trata de um belo tema, de “uma feliz escolha” que vai proporcionar uma reflexão importante para jovens e não jovens “sobre a nossa ligação e relação constante com Cristo (‘enraizados’ nele); sobre o fundamento da nossa fé e vida cristã (‘edificados’ sobre ele); e sobre a necessária firmeza na fé, para não vacilar diante das mil dificuldades do caminho (‘firmes na fé, como vos foi ensinada’)”.

Preparação e organização dos jovens brasileiros
A mensagem do arcebispo de São Paulo vem reforçar o que já tem sido feito pelos jovens em todo o país em termos de preparação para a JMJ Madri 2011.

Pela primeira vez, por exemplo, conforme comunicado emitido pela a Arquidiocese de São Paulo, o Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai levar uma delegação oficial ao evento, formada por dois representantes de cada diocese do país.

logo-jmj-madrid-2011-3.jpg
Mais de 10 mil jovens brasileiros devem ir até Madri para participar da JMJ

A própria Arquidiocese de São Paulo também, através do Setor Juventude, organizou um grupo oficial de peregrinos, composto por jovens, adultos, padres e religiosos, para ir até Madri. E para aproveitar o máximo o que o encontro tem a oferecer, os organizadores fizeram um amplo itinerário formativo para contemplar não só a dimensão espiritual, mas também a social e cultural.

Os encontros preparativos tiveram início no dia 5 de fevereiro, no Centro Pastoral São José. No dia 26 de março, houve também um retiro espiritual e dia de oração para os peregrinos e lideranças do Setor Juventude, a partir do tema da Jornada.

Já a CNBB, redigiu um subsídio intitulado “Jornada Diocesana da Juventude 2011”, que foi celebrado no Domingo de Ramos, 17 de abril, “Dia Mundial da Juventude”. No texto, a entidade convida as Regiões Episcopais, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais, Novas Comunidades e Congregações Religiosas do país a envolver sua juventude no evento religioso.

Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, mais de 10 mil jovens do Brasil irão a Madri para participar da próxima JMJ.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas