Devotos organizam campanha para restauração da igreja São Judas Tadeu de Porto Alegre
Porto Alegre (Quarta-Feira, 25-05-2011, Gaudium Press) Devotos organizam campanha para arrecadar verbas para restaurar a Igreja São Judas Tadeu, da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, construída no ano de 1955. A comunidade quer solucionar problemas como goteiras, infiltrações, umidade em paredes e bancos, problemas de acústica e buracos na fachada. Através da iniciativa, denominada “Campanha SOS São Judas Tadeu”, a paróquia e seus paroquianos buscam ajuda na Faculdade de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Igreja São Judas Tadeu foi construída em 1955 com a colaboração dos paroquianos |
Segundo os organizadores da campanha, a primeira providência será tomada pelos acadêmicos da universidade, que deverão fazer um diagnóstico dos problemas do prédio, preparar projetos para resolvê-los e, então, traçar um plano de ações que determinará as prioridades. No entanto, percebe-se a necessidade urgente de restaurar o telhado e o forro, que parecem ser a parte mais afetada e mal conservada do templo. Essa elaboração dos projetos dos alunos deverá começar no próximo mês de agosto.
O pároco da igreja São Judas Tadeu, Frei Ângelo Costella informa que o telhado tem goteiras e as calhas não dão vazão à água da chuva. Dessa forma, quando chove, o barulho na estrutura de zinco, que é muito alto, deixas as missas inaudíveis. “Vamos buscar o apoio da comunidade para resolver esses problemas”, completou o religioso.
Além da urgência de reformar o telhado, existe a necessidade de reforçar a estrutura do prédio, que foi prejudicada pelas torres de metal que ficavam na fachada da igreja e que já foram retiradas em razão da ferrugem. A decoração do templo também está comprometida pelas infiltrações nas paredes e o piso de madeira já está consumido por cupins em diversos locais.
Ainda de acordo com a integrante da equipe organizadora da campanha, a paroquiana Marília Medeiros, além das reformas a ação é também uma oportunidade para chamar a atenção da cidade à paróquia, pois é uma comunidade, segundo elas, esquecida. “Queremos despertar nas pessoas o desejo de contribuir”, destacou.
A campanha ainda está em fase inicial e os interessados já podem colaborar com as doações espontâneas, que podem ser feitas através de uma conta corrente no Banco Banrisul ou diretamente na secretaria da paróquia. Mais informações pelo telefone (51) 3336 2509.
A Igreja São Judas Tadeu
A Paróquia foi criada no dia 18 de janeiro de 1943 e passou por várias etapas, funcionando primeiramente na Capela dos irmãos Maristas. Em 1955 teve início a nova Igreja de São Judas Tadeu, que foi construída pela colaboração dos antigos paroquianos.
Atualmente o prédio da Igreja passa por um estágio de grande dificuldade. Em levantamento preliminar, foram apontados grandes problemas de ordem estrutural e que necessitam de reforma urgente. Na parte externa: telhado, pórtico da frente, paredes. Na parte interna: forro, paredes, altares, pinturas
Deixe seu comentário