Gaudium news > Celam destaca Nova Evangelização em mensagem final de sua 33ª Assembleia

Celam destaca Nova Evangelização em mensagem final de sua 33ª Assembleia

Montevidéu (Sexta-feira, 20-05-2011, Gaudium Press) Os bispos do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), reunidos na cidade de Montevidéu, Uruguai, publicaram nesta sexta-feira, 20 de maio, a mensagem de sua 33ª Assembleia Geral. No texto, os prelados destacam, entre outros assuntos, o chamado da Igreja do continente para levar adiante uma nova evangelização que “levante os caídos, inclua os excluídos, cure os feridos e responda aos que perguntam onde está Deus em meio das calamidades, devolvendo a esperança dessa vida plena que brota do Crucificado Ressuscitado”.

foto assembleia.JPG
Em mensagem final, bispos agradeceram ao Uruguai por tê-los acolhido “com tanta generosidade”

No início da mensagem, após se dirigir a todos os presentes no evento – que se encerra hoje – com um sincero afeto, os prelados do Celam fizeram um balanço da Assembleia, declarando que, nestes dias, seguindo as palavras de Bento XVI, “para que a Palava de Deus fosse cada mais o coração da atividade eclesial”, eles renovaram a escuta do Senhor e refletiram no caminhar em comunhão com as Conferências Episcopais da América Latina, “buscando que a ação evangelizadora em nosso continente seja a transparência viva do serviço de Jesus para todos os nosso irmão (…)”.

Os membros do Celam lembraram também alguns outros objetivos que foram alcançados nesta 33ª Assembleia Geral, como a elaboração de um plano que orientará a Igreja do continente nos próximos 4 anos e a eleição de uma nova presidência e diretoria. Neste sentido, os prelados lembraram que o mesmo foi feito há quatro anos, na Assembleia, em Aparecida, quando os bispos latino-americanos se propuseram a promover em todos os níveis o discipulado missionário serviço da vida.

Tendo em vista os planos para os próximo anos, os prelados também destacaram na missiva as dificuldades que enfrentarão para difundir o Evangelho no continente latino-americano. Obstáculos semelhantes aos surgidos em frente a Jesus Cristo em direção a vasta e complexa Galileia. No episódio, do Evangelho de Lucas, Jesus chega a uma cidade do norte do país seguido por seus discípulos e por uma grande multidão. No caminho contrário, vem um grupo carregando um homem morto para sua sepultura. Jesus consola então a mãe e ressuscita o jovem, devolvendo-a sua família e a sua cidade.

Conforme os bispos, este episódio em sua totalidade é rico simbolicamente. Jesus, seguido pela multidão, por exemplo, assemelha-se à Igreja difundindo o Evangelho nos tempos atuais, angariando seguidores para a fé cristã. A procissão contrária levando o jovem morto representa as “procissões de morte” que encontramos durante nossa vida, dizem os bispos, “como a dor das jovens gerações que se desencantam com as instituições que perderam sua credibilidade por causa da corrupção”. Já o cuidado de Jesus para com a mãe do jovem, continuam, nos ensina “a não permanecer inertes ante a uma situação”.

E a ressurreição do jovem é a síntese, segundo os membros do Celam, da ação evangelizadora que a Igreja do continente quer promover. “O evangelho de uma Páscoa que transforma a pessoa e, com ela, a sociedade, forma a comunidade e reconstrói a família e o tecido social. Jesus é o nosso referencial”, afirma.

Por fim, os prelados agradeceram ao Uruguai, que os hospedou “com tanta generosidade”, enviaram um “abraço caloroso” para todos os irmãos bispos, seguido das palavras do apóstolo João: “Que também vocês estejam em comunhão conosco. E nós estejamos em comunhão com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Escrevemos isto para que nosso regozijo seja completo” (1 Jn 1, 3-4).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas