Assembleia Geral da Cáritas Internacional marcará o 60º aniversário da instituição
Roma (Sexta-feira, 20-05-2011, Gaudium Press) De domingo próximo, 22, até a sexta-feira, 27, o Domus Maria, no Palazzo Carpegna, em Roma, recebe a 19ª Assembleia Geral da Cáritas Internacional, que acontecerá sob um importante signo: o 60º aniversário da instituição de caridade mundial mantida pela Igreja.
Cerca de 300 delegados participarão da Assembleia. Os participantes serão recebidos em audiência pelo Santo Padre, informa o Vaticano, e, no dia de abertura, o cardeal Secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, presidirá uma celebração eucarística de inauguração dos trabalhos.
Cardeal Oscar Maradiaga é o atual presidente da Cáritas Internacional |
A Cáritas Internacional (Caritas Internationalis) agrupa as 165 Cáritas nacionais existentes e mira, sobretudo uma coordenação entre as atuações em casos de emergência e de crise. A Cáritas Internacional é presidida hoje pelo cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa.
Em 2004, o Papa Beato João Paulo II conferiu à instituição a personalidade canônica jurídica pública, seja em razão da natureza das Cáritas nacionais e diocesanas, “que são o órgão oficial da caridade dos bispos”, seja em reconhecimento “aos grandes serviços que a Confederação desenvolve há décadas pelo bem de toda a Igreja e da humanidade”.
Segundo o Vaticano, a atribuição da personalidade jurídica pública trouxe a necessidade de adequar os estatutos, para que reflitam a natureza e a finalidade da Cáritas Internacional e a sua missão. “A Assembleia será um momento precioso para apresentar o trabalho desenvolvido no dito âmbito e a norma dos estatutos em vigor para proceder na renovação dos departamentos diretivos da Confederação”.
Durante a Assembleia se refletirá também sobre o plano de trabalho da “Cáritas Internacional” para os próximos quatro anos.
Deixe seu comentário