Gaudium news > Conferência Episcopal Paraguaia emite carta pastoral pelo bicentenário do país

Conferência Episcopal Paraguaia emite carta pastoral pelo bicentenário do país

Assunção (Quinta-feira, 19-05-2011, Gaudium Press) A Conferência Episcopal do Paraguai (CEP) emitiu no último sábado, 14, uma mensagem a todos os fiéis paraguaios a respeito do bicentenário de Independência do país. Intitulado “Uma Nova Evangelização para um Novo Paraguai”, o texto afirma que o bicentenário nacional deve “marcar o rumo para novos tempos” que serão vividos pelo país “frente ao futuro”; tarefa esta que é “um dever de todo cidadão, das famílias, das instituições públicas e também da Igreja”.

A carta pastoral se inicia com uma referência aos símbolos pátrios. Segundo os prelados, o povo paraguaio precisa se concentrar nos valores impressos no escudo e no Hino Nacional do país: liberdade, paz, justiça, união e igualdade. Conforme a CEP, esses são também valores evangélicos, que, assumidos, vivenciados e praticados, “podem transformar a sociedade em uma comunidade fraterna onde se vive a cultura da solidariedade, como uma grande família, em que todos tenham o necessário para viver com dignidade(…)”.

Neste sentido, acrescenta a CEP em seu texto, faz-se necessária a participação de todos, pois “não se pode construir a República, a Nação e a Pátria sem cidadãos integrais”. Cidadãos, dizem os prelados paraguaios, que devem interpretar o sentido de autoridade pública, de cidadania e de democracia sob a luz do Evangelho. Só assim pode-se gerar “o que chamamos de Novo Paraguai”.

Para que esse novo país se torne realidade, afirmam os prelados na mensagem, é que a CEP propôs um projeto baseado sobretudo na dignificação da pessoa humana e do bem comum. Projeto que prevê também as superação de alguns obstáculos como a impunidade e corrupção “que invadiram nosso país”. Contudo, conforme a CEP, para que essa nova atitude se torne efetiva, os atores sociais e políticos, em especial os católicos, devem convergir em uma maioria significativa.

Concluindo seu texto, os prelados afirmam crer que a evangelização deve formar um “novo homem paraguaio”, “que ama profundamente a Deus, a sua pátria, a Igreja e aos irmãos e irmãs mais necessitados do amor de Deus”. Segundo a CEP, como nação unida na justiça, na igualdade e na paz, deve-se projetar uma visão de esperança para que a pátria se converta em “nação santa e consagrada de Deus”.

Por fim, os bispos exortam todos a caminhar “para o cumprimento do desígnio de Deus, com firmeza e confiança, porque sabemos que o Senhor nos bendiz e que Maria Santíssima nos acompanha como Mãe bondosa e fiel”.

Com informações da CEP.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas