Papa nomeia novo consultor para o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 19-05-2010, Gaudium Press) Dom Pascual Chávez Villanueva, salesiano mexicano, reitor-mor dos Salesianos e grande chanceler da Pontifícia Universidade Salesiana, é o único latino-americano entre os consultores nomeados hoje pelo Papa para o recém-criado Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Dom Pascual Villanueva é o único latino-americano entre os consultores nomeados hoje pelo Papa |
Dom Chávez nasceu em Real de Catorce, San Luis de Potosí, zona minerária no coração do norte do México, no dia 20 de dezembro de 1947. Depois de alguns anos, a família se transferiu a Saltillo (estado de Coahuila) onde Pascual frequentou a escola salesiana “Colegio Mexico”. Aqui nasce a sua vocação e amadurece a intenção de seguir Dom Bosco.
Emite a sua primeira profissão em agosto de 1964 em Coacalco e em agosto de 1970 torna-se salesiano com votos perpétuos em Guadalajara. Recebeu o ministério diaconal em 10 de março de 1973 ainda em Guadalajara em 8 de dezembro do mesmo ano é ordenado sacerdote. Vive os primeiros anos de seu ministério na comunidade dos jovens salesianos em formação de Chapalita (Guadalajara). De 1975 a 1977 estuda em Roma no Instituto Bíblico, onde obtém a Licenciatura em Sagrada Escritura.
Foi diretor do Instituto Teológico de San Pedro Tlaquepaque de 1980 a 1988, onde ensinou Sagrada Escritura. De 1986 a 1989 foi também conselheiro inspetorial da Inspetoria de México – Guadalajara. De 1989 a 1994 trabalho como inspetor da mesma Inspetoria. Em 1995 inicia o doutorado em Teologia Bíblica e reside em Madri-Carabanchel, onde fica até a obtenção do título na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha.
Como conselheiro regional animou uma região que compreende 14 inspetorias. A região reúne nações da América do Norte, da América Central e do Caribe, e as nações da zona andina da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia).
Outros consultores
Os demais consultores nomeados hoje pelo pontífice foram: Dom Fernando Ocáriz (Espanha), vigário geral da Prelazia pessoal da Opus Dei; Padre Julián Carrón (Espanha), presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação, conselheiro eclesiástico da Associação Eclesial Memores Domini; P. François-Xavier Dumortier, S.I. (França), Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma; Padre Pierangelo Sequeri (Itália), vice-diretor e docente ordinário de Teologia Fundamental na Faculdade Teológica da Itália Setentrional; Irmã Sara Butler (Estados Unidos), da Ordem das Missionary Servants of the Most Blessed Trinity, Docente de Teologia Dogmática na Universidade St. Mary of the Lake, Seminário de Mundelein; Irmã Mary Lou Wirtz, F.C.J.M. (Estados Unidos), superiora Geral das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, presidente da União Internacional das Superioras Gerais. Foram escolhidos ainda os leigos Dra. Chiara Amirante (Itália), fundadora e responsável da Associação “Novos Horizontes”; Kiko Argüello (Espanha), responsável da Equipe Internacional do Caminho Neocatecumenal; e a Profª Lucetta Scaraffia (Itália), docente de História Contemporânea na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade La Sapienza em Roma.
Deixe seu comentário