Educar os jovens à justiça e à paz é o tema da próxima Jornada Mundial da Paz
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 19-05-2010, Gaudium Press) O próximo tema da Jornada Mundial da Paz, celebrada mundialmente no dia 1° de janeiro, será “Educar os jovens à justiça e à paz”, informou hoje a Santa Sé. Com isso, o Papa pretende responder a uma questão urgente e moderna “do escutar e do valorizar as novas gerações a uma ordem social justa e pacífica”, divulgou o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Segundo Bento XVI, os jovens são chamados pela Igreja para construiu um “mundo novo” |
Para Bento XVI, os jovens são chamados pela Igreja para construiu um “mundo novo”. “Os responsáveis pela coisa pública – afirma o comunicado – são chamados a trabalhar para que instituições, leis e ambientes de vida sejam permeados pelo humanismo transcendente que ofereça às novas gerações oportunidades de plena realização e trabalho, para construir a civilização do amor fraterno coerente com as mais profundas exigências de verdade, de liberdade, de amor e de justiça do homem”.
O tema se insere no que foi chamado por João Paulo II de a “pedagogia da paz”, que convida os jovens a serem operadores da paz e da justiça em um mundo complexo e globalizado.
O tema da próxima jornada, de 2012, a 45ª Jornada Mundial da Paz, será também o tema da Mensagem do Santo Padre para esta ocasião. Os temas das Jornadas passadas do pontificado de Bento XVI foram: “Na verdade, a paz” (2006); “Pessoa humana, coração da paz” (2007); “Família humana, comunidade de paz” (2008); “Combater a pobreza, construir a paz” (2009); “Se quiseres cultivar a paz, cuida da criação” (2010); e “Liberdade religiosa, caminho para a paz” (2011).
Deixe seu comentário