Imagem peregrina da padroeira do Paraná visita a Arquidiocese de Cascavel
Cascavel (Quarta-Feira, 18-05-2011, Gaudium Press) Neste mês de maio, a imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, está em peregrinação pela Arquidiocese de Cascavel, visitando as diversas paróquias da cidade. Através dos padres redentoristas – organizadores da visita da Mãe do Rocio – a devoção à padroeira está sendo levada a todas as regiões do Paraná, que é o único estado que tem uma padroeira oficializada pelo Vaticano. Cidades como Paranavaí, Cornélio Procópio, Maringá e a capital Curitiba já receberam a imagem de Nossa Senhora do Rocio em 2010.
Imagem da Virgem foi encontrada nas redes de um pescador |
A imagem original da Virgem fica no Santuário Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, no litoral paranaense. O redentorista que está conduzindo a imagem peregrina nessa visita pela Arquidiocese de Cascavel é o padre Ademar Maia. O missionário redentorista, Padre Luiz Langer, que conduziu muitas visitas no ano passado, afirma que em cada local e em cada paróquia a recepção acontece de uma forma diferente. Segundo ele, todas as manifestações de fé já expressadas pelas comunidades visitadas demonstram o quanto os fiéis e devotos têm fé no poder de intercessão de Nossa Senhora.
De acordo com o Padre Luiz, esse projeto foi colocado em prática pela primeira vez em 2007, e desde então milhares de devotos paranaenses já puderam participar de celebrações e orar junto a Nossa Senhora do Rocio. Além de gerar momentos de espiritualidade, a peregrinação da imagem também tem como propósito a missão evangelizadora de propagar sempre mais a devoção mariana e motivar romarias e visitas ao Santuário da Mãe do Rocio.
De 19 a 26 de maio, a imagem peregrina visitará as seguintes paróquias: São José Operário; Nossa Senhora de Fátima; Santo Antônio; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; São Paulo; Nossa Senhora do Caravaggio; São João Batista; e a Capelania Militar. No dias 27, 28 e 29 de maio, às 19h, serão celebradas as missas de encerramento e despedida da imagem, na Catedral de Nossa Senhora Aparecida.
História da Devoção
A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início após a elevação da Vila de Paranaguá, em 1648. A imagem da Mãe do Rocio foi encontrada nas redes do pescador Berê, na baía de Paranaguá. Em 1686, o povo de Paranaguá, às margens de sua baía, foi assolado por uma grande peste. Para que os livrasse desta terrível doença, a população local recorreu aos favores de Maria, Mãe de Jesus, invocada sob o título do Rocio.
Desde então, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições do povo do Paraná. A primeira igreja dedicada à Mãe do Rocio foi edificada em 1813. Nesta mesma época se oficializou a primeira Festa de Nossa Senhora do Rocio. O seu atual Santuário é de 1920. Devido às muitas graças alcançadas por sua intercessão a devoção se espalhou entre o povo da região e de diversos lugares as multidões faziam romarias ao Santuário da Mãe do Rocio. Assim em 1977, o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do Paraná.
Deixe seu comentário