PUC-Rio concede medalha de honra ao mérito a núncio apostólico no Brasil
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 18-05-2011, Gaudium Press) O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, recebeu na última segunda-feira, 16, uma medalha de honra ao mérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O núncio, que visitava a instituição de ensino pela primeira vez estava participando das comemorações pelos 70 anos da PUC – Rio e foi lançar o seu novo livro “Diplomacia Pontifícia Acordo Brasil-Santa Sé”.
Ao entregar a premiação a Dom Lorenzo, o reitor da universidade, Padre José Siqueira declarou: “É uma honra receber o núncio em sua primeira visita à mais antiga e mais importante universidade católica do país. Esta cerimônia é bem especial, pois a entrega da medalha comemora pelos 70 anos da Universidade coincidiu com o lançamento de seu livro, de interesse nacional. A PUC – Rio tem muito a agradecer”.
Dom Lorenzo sentiu-se honrado em apresentar seu livro na PUC-Rio/ Foto: Arquidiocese do Rio de Janeiro |
Presente no evento comemorativo, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, foi o responsável pela leitura do Diploma de Honra ao Mérito entregue ao núncio. Após parabenizar Dom Lorenzo, o prelado teceu alguns comentários sobre a instituição carioca e sobre o núncio. “A PUC – Rio é o lugar em que se trabalha o saber e tem grande influência pelo trabalho que faz. O lançamento de um livro inédito falando sobre diplomacia pontifícia e o acordo que foi tão comentado é muito oportuno que seja na PUC”.
Terminados os comentários do próprio Dom Lorenzo a respeito de sua nova obra, os presentes se dirigiram até a igreja Sagrado Coração de Jesus, no campus da Universidade, onde o núncio, em conjunto com Dom Orani, Padre Josafá e outros sacerdotes da universidade, presidiu um celebração eucarística. Em sua homilia, Dom Lorenzo destacou a figura do Bom Pastor, apresentado no Evangelho.
Conforme o núncio, para conhecer o Bom Pastor, Jesus apresenta três critérios: o Bom Pastor é aquele que dá a vida pelas ovelhas; aquele que conhece uma por uma; e é aquele que constrói um só rebanho. “Essa Palavra estimula não só aqueles que são pastores da Igreja, bispos e padres, mas todos os batizados que foram chamados a serem missionários”, afirmou.
Ao final, Dom Lorenzo agradeceu as homenagens prestadas a ele e disse ter sido uma honra lançar seu novo livro em um lugar onde é realizada “a síntese entre ciência e religião; fé e razão”.
Estiveram presentes no evento comemorativo realizado na PUC – Rio, decanos, vice-reitores professores, funcionários e alunos.
Com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário