Diocese de Foz do Iguaçu pede apoio da comunidade para concluir construção de sua catedral
Atualmente, a construção da catedral está na fase da colocação do telhado |
Foz do Iguaçu (Terça-Feira, 17-05-2011, Gaudium Press) A Diocese de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, está construindo a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, que será o principal templo da Igreja Católica na cidade. Desde a metade do mês de abril, quando foi lançada a Campanha Mil Devotos Benfeitores da Catedral, a diocese vem convocando os fiéis e a população em geral para colaborarem com a construção, que já está com quase metade da obra concluída. Como o próprio nome sugere, a ideia é reunir mil devotos dispostos a doar mil reais para o projeto. Também será mantida a campanha da Providência Divina, onde o fiel poderá contribuir com a quantia que puder.
O projeto de construção da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe surgiu como uma forma de promover o culto a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, e transformar o local em um santuário de romaria, peregrinações e eventos da Diocese. O bispo diocesano, Dom Dirceu Vegini, explica ainda que a obra está sendo feita aproveitando a situação geográfica da tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Uruguai para incrementar e integrar o turismo religioso, bem como a comunhão entre os irmãos da tríplice fronteira. “Com o crescimento de nossa região e cidade, sonhamos a Catedral como uma referência internacional de religiosidade popular e evangelização”, afirmou.
Segundo o responsável pela supervisão da obra, Padre Paulo Carlos de Souza, já foram colocados os arcos que contemplam a estrutura arquitetônica da catedral, os reforços na estrutura e a torre com uma cruz de 23 metros de altura. Atualmente, a construção está na fase da colocação do telhado, que deverá ser concluída dentro de dois meses. Logo em seguida serão construídas as paredes e instaladas as janelas. A previsão é de que a Catedral seja inaugurada no dia 12 de dezembro de 2012 – data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe.
Localizada ao lado do Centro Executivo da Itaipu, a Catedral fica em um terreno anteriormente doado pela Binacional. O templo terá capacidade para 1.600 pessoas sentadas, sendo 1.200 na nave principal e 400 no mezanino.
Para Dom Dirceu, a construção e conclusão da catedral é a realização de um sonho de 32 anos, de um espaço para as diversas paróquias da região se reunirem e realizarem grandes celebrações.
“Estamos construindo uma Catedral e nós somos inflexíveis na realização deste sonho. Sonhamos grande: sonhamos Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, a Casa da Mãe”, destacou o bispo.
Para saber mais e participar da Campanha, basta se cadastrar no site www.guadalupe.org.br.
Deixe seu comentário