Cardeal Marc Ouellet celebra missa de abertura da 33ª Assembleia Ordinária do Celam
Cardeal animou os sacerdotes, bispos e cardeais a entregarem-se “com entusiasmo à Missão Continental”/ Foto: Conferência Episcopal Uruguaia |
Montevidéu (Terça-feira, 17-05-2011, Gaudium Press) Convidado especialmente para a ocasião, o prefeito da Congregação para os bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cardeal Marc Ouellet, presidiu ontem, na Catedral Metropolitana de Montevidéu, no Uruguai, a missa de abertura da 33ª Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
Durante sua homilia, o cardeal pediu, primeiramente, que Deus iluminasse as mentes de todos neste dias de reflexão e acompanhasse os trabalhos, assim com o processo de eleição da nove presidência do Conselho Episcopal.
Posteriormente, o purpurado falou a respeito do tema de reflexão do evento: a realidade da América Latina. Sobre isso, cardeal Ouellet afirmou que é uma ilusão pretender compreendê-la sem uma visão que tenha como ponto essencial “a verdade contida no Evangelho”. Neste sentido, o purpurado animou os sacerdotes, bispos e cardeais presentes a entregarem-se “com entusiasmo à Missão Continental”.
O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 20, reúne a presidência e os diretores do organismo eclesial, assim como os presidentes e delegados das 22 Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, com o intuito de gerar reflexões sobre a realidade do continente, debater a Missão Continental em cada um dos países que compõem o Celam e eleger a próxima direção e presidência do Conselho Episcopal para o próximo quadriênio, assim como definir algumas diretrizes para o Plano Global que serão colocadas em prática pela nova presidência e diretoria.
Estão presentes na Assembleia, além do arcebispo de Aparecida, presidente da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) e presidente do Celam, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; e o brasileiro cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, , entre outros.
Com informações do Comitê de Comunicação e Imprensa da Assembleia Ordinária do Celam.
Deixe seu comentário