Santuário dos Navegantes reabrirá suas portas neste domingo em Porto Alegre
Santuário Nossa Senhora dos Navegantes é considerado um dos mais populares da capital gaúcha |
Porto Alegre (Sexta-Feira, 13-05-2011, Gaudium Press) A reabertura do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, aguardada por todos os porto-alegrenses, no estado do Rio Grande do Sul, acontecerá no próximo domingo, dia 15 de maio. O templo, considerado um dos mais populares da capital gaúcha, reabrirá suas portas após uma grande reforma interna, iniciada no dia 21 de fevereiro desde ano.
A cerimônia de reinauguração será realizada a partir das 10h com um ritual de entronização da imagem da padroeira, seguida de missa solene presidida pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, e concelebrada por demais sacerdotes da região e animada pelo Coral Santa Catarina. A celebração contará ainda com a presença da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, além da participação de grande público de devotos e fiéis da comunidade.
De acordo com o reitor do santuário, Padre Remi Maldaner, toda a parte elétrica, a iluminação, pintura, o piso da sacristia e o antigo altar, todo de mármore, foram restaurados ao estilo original. Também foram feitas restaurações em três imagens do templo: a de Nossa Senhora dos Navegantes e a dos dois anjos que a ladeiam. Foram instaladas ainda luzes de emergência.
“O objetivo da reforma é dar mais segurança aos devotos e visitantes, como também criar um ambiente acolhedor para a oração, pois o santuário pretende ser sempre mais um lugar de reabastecimento espiritual e força para o testemunho da fé. O templo foi restaurado para servir e restaurar o interior de tantas pessoas que buscam na mãe celeste um modelo de vida a seguir”, destacou o sacerdote.
Por fim, Padre Maldaner explica que o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes é uma referência para a cidade de Porto Alegre. Segundo ele, o porto-alegrense é por natureza devoto da santa padroeira, pois são diversas gerações que cultuam esta devoção.
“São 140 anos de sua presença em Porto Alegre. Mas, hoje a piedade e a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes transcende os limites geográficos e invade os lares a os corações do Sul do Brasil”, conclui.
Deixe seu comentário