Assembleia Geral dos Bispos chega ao fim com troca de presidência
Aparecida (Sexta-feira, 13-05-2011, Gaudium Press) Iniciada no último dia 04 de maio, chegou ao final na manhã desta sexta-feira, 13, em Aparecida, São Paulo, a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi concluído com uma celebração conduzida pela antiga presidência da Conferência, que encerrou hoje o seu mandato. Na ocasião, houve também a posse oficial dos novos mandatários.
Em seu discurso de despedida, o ex-presidente da CNBB e atual delegado junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), Dom Geraldo Lyrio da Rocha, primeiramente, recordou o primeiro ato de sua presidência à frente da CNBB: a recepção ao Papa Bento XVI, no dia 09 de maio de 2007, quando de sua visita ao país. “Foi uma graça ter tido a oportunidade de, durante minha presidência, poder receber o pontífice que vinha pela primeira vez ao Brasil”, disse.
Em discurso de despedida, Dom Geraldo desejou que Deus iluminasse o caminho da nova presidência |
Na sequência, Dom Geraldo fez um balanco da 49ª Assembleia Geral dos bispos, e afirmou que durante o encontro todos se sentiram “como os apóstolos no cenáculo com a mãe de Jesus, unidos no afeto”. O prelado lembrou que nesta edição, os bispos participaram de decisões importantes para o futuro da Igreja do país, como a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e a realização das eleições para aqueles assumirão a CNBB nos próximos quatro anos.
O ex-presidente agradeceu aos seus colegas de trabalho durante o quadriênio 2007-2011, tempo que que ficou à frente da Conferência, cumprimentando em especial aos ex-vice-presidente e secretário-geral, Dom Luís Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa, respectivamente. Conforme Dom Geraldo, ambos forma companheiros de muita colaboração e profunda comunhão.
Por fim, Dom Geraldo gratificou o arcebispo de Aparecida e novo presidente da CNBB, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, pela realização da 49ª edição da Assembleia e pediu aos que foram eleitos para comandar a CNBB nos últimos quatro anos que o espírito de Deus iluminasse seus caminhos e que todo o trabalho feito por eles no próximo quadriênio servisse para o fortalecimento da Igreja de Cristo.
Agradecimento do novo presidente da CNBB
Já empossado em seu novo cargo, Dom Raymundo Damasceno elogiou o trabalho feito pela ex-presidência durante o mandato estipulado e agradeceu a todos pedindo que Deus retribuísse a eles tudo o que fizeram pela Igreja brasileira.
Dom Raymundo agradeceu ainda a oportunidade dada a ele para continuar a servir a Igreja, “Vemos essas escolhas sempre como a vontade de Deus que nos confiou esta responsabilidade. Agradeço também a todos que depositaram em nós essa confiança”, disse.
Concluindo seu discurso, Dom Raymundo fez votos de que Deus e Nossa Senhora abençoassem a nova presidência nesta “nova caminhada e missão evangelizadora que começa hoje, para que possamos sair daqui renovados no nosso ardor missionário”.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário