Bispos de Santa Catarina e Paraná elegem nova presidência para seus Regionais Episcopais
Tubarão (Quarta-Feira, 11-05-2011, Gaudium Press) Na manhã da última terça-feira (10), os bispos do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange o estado de Santa Catarina, elegeram a sua nova presidência. Dom Wilson Tadeu Jönck, 59 anos, atual bispo da diocese de Tubarão, foi eleito o novo presidente da entidade. A vice-presidência ficou com Dom Frei Mário Marquez, recém empossado em Joaçaba, e a secretaria com Dom Augustinho Petry, de Rio do Sul. Nos últimos quatro anos, a presidência foi ocupada por Dom Murilo Krieger, atualmente arcebispo em Salvador, na Bahia.
Dom Wilson é bispo de Tubarão, em Santa Catarina |
Biografia
Dom Wilson nasceu na cidade catarinense de Vidal Ramos. Cursou Filosofia e Teologia nos conventos Sagrado Coração de Jesus, respectivamente em Brusque e Taubaté. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1977 pela Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, fez os estudos de psicologia. Em 11 de junho de 2003, o Papa João Paulo II o elegeu bispo com a sede titular de Gemellae in Byzacena e o designou auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro.
Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 16 de agosto de 2003, pelas mãos de Dom Eusébio Oscar Scheid. Em 26 de maio de 2010, o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina, da qual tomou posse no dia 18 de julho, na Catedral Diocesana da cidade.
Paraná
O Regional Sul 2 da CNBB, que abrange o estado do Paraná, também elegeu uma nova presidência. As eleições foram realizadas no dia 15 de março, durante Assembleia realizada em São José dos Pinhais e os novos membros tomarão posse durante a Assembléia Geral da CNBB, que está acontecendo em Aparecida, São Paulo. O novo presidente do Regional Sul 2 é o bispo de União da Vitória, Dom João Bosco Souza, o vice-presidente é o arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, e o secretário geral é o bispo auxiliar de Curitiba, Dom Rafael Biernaski.
Dom João Bosco Souza é bispo de União da Vitória, no Paraná |
Biografia
Membro da Ordem dos Frades Menores, Dom João Bosco foi ordenado sacerdote em sua terra natal, Guaratinguetá, no Paraná, no dia 7 de janeiro de 1978. Nos primeiros 20 anos de padre, trabalhou entre São Paulo e Rio de Janeiro. Primeiro como vigário paroquial da Matriz Santo Antônio, na capital Paulista. Depois, de 1983 a 1986, como pároco em São Francisco de Assis, na Vila Clementino. No mesmo período frequentou o curso de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Vieram oitos anos de trabalho no Rio de Janeiro, e lá frei João Bosco dirigiu uma produtora de audiovisuais (slides) catequéticos e didáticos. De volta a São Paulo, para um terceiro período de pároco na mesma paróquia de São Francisco de Assis, onde também foi ordenado bispo no dia 25 de março de 2007. Foi ali que recebeu a nomeação do Papa Bento XVI para se tornar o segundo bispo de União da Vitória, no Paraná.
Deixe seu comentário