Gaudium news > Espanha comemora festa do padroeiro de seu clero

Espanha comemora festa do padroeiro de seu clero

Madri (Quarta-feira, 11-05-2011, Gaudium Press) Por ocasião da festa de São João D’Ávila, padroeiro do clero espanhol, o Seminário Conciliar de Madri acolheu ontem uma série de atividades para ressaltar a figura e comemorar o santo espanhol, também conhecido como o “Apóstolo de Andaluzia”.

view.jpeg

Eucaristia ante o Sepulcro de São João de Ávila em Montilla/ Foto: Seminário Conciliar de Madri

Entre as atividades, a cerimônia eucarística – presidida pelo cardeal Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri – foi o ato central. Ela aconteceu na Capela do Seminário e contou com a presença de vários sacerdotes que comemoram neste ano suas bodas de ouro e prata sacerdotais.

Em sua homilia, Cardeal Varela recordou que a chave do ministério de São João D’Ávila “foi sua primeira conversão”, que se transformou mais tarde em uma conversão intelectual; “viveu um conversão profunda de toda a sua personalidade, que chega a seu pensamento, a sua forma espiritual, a seu ministério sacerdotal e a sua vocação, e que desenvolve através de uma atividade missionária sem precedentes, despertando no coração do povo e da gente a ânsia de Deus e a resolução de muitíssimos problemas daquela época”, destacou.

Também fez referência ao santo espanhol como modelo de vida pessoal no seguimento radical de Jesus Cristo, que, segundo as palavras do arcebispo de Madri, “imprime à sua personalidade uma espécie de força, de luz e de irradiação mais que intelectual, e que deve se traduzir como uma irradiação que emana de uma personalidade íntegra, inteira, completa; a imitação de Cristo sacerdote como um ministério de uma pessoa consagrada que busca, no caminho de sua vida, a santidade”.

Além da missa, também foi realizada uma conferência, na qual vários dos sacerdotes que comemoram suas bodas sacerdotais deram seu testemunho de vida e vocação.

Em Sevilha, por sua vez, foi realizado uma reunião sacerdotal, com uma conferência, na Capela do Sagrário da Catedral da cidade, conduzida por Encarnación González, diretora do Departamento para a Causa dos Santos da Conferência Episcopal Espanhola e postuladora da Causa de Doutorado de São João D’Ávila – o santo pode se tornar em breve “doutor da Igreja”.

Em seguida foi realizada uma celebração eucarística no altar maior da Catedral, que contou com a participação dos sacerdotes da Arquidiocese de Sevilha. Esta comemoração foi motivada para dar “graças a Deus pelo testemunho deste mestre exempla, pela santidade de sua vida e por seu zelo apostólico”, e para manifestar de forma visível “a unidade de nosso sacerdócio participando do único sacerdócio de Jesus Cristo”; afirmou Dom Juan José Asenjo, arcebispo de Sevilha, em uma mensagem dirigida aos sacerdotes que foi anterior à comemoração daquele que é também padroeiro da Andaluzia.

Em Montilla, cidade da província espanhola de Córdoba que abriga o sepulcro de San Juan D’Ávila, Dom Demetrio Fernández, bispo de Córdoba, falou para os meios de comunicação sobre a possível nomeação do padroeiro do clero espanhol como doutor da Igreja, e da solicitação que foi feita à Santa Sé para declarar a Igreja da Encarnação de Montilla – Santuário de São João D’Ávila – basílica.

Com informações das Arquidioceses de Madri e Sevilha.

Texto original de Sonia Trujillo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas