Gaudium news > Conferência Episcopal Boliviana encerra sua 91ª Assembleia Plenária

Conferência Episcopal Boliviana encerra sua 91ª Assembleia Plenária

Cochabamba (Quarta-feira, 11-05-2011, Gaudium Press) Chegou ao fim nesta terça-feira, 10, a 91ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Boliviana (CEB). Após seis dias de intensas atividades – a Assembleia começou no dia 05 de maio -, os prelados do país, por meio do secretário-geral da entidade, Dom Oscar Aparicio, deram a conhecer ontem a chamada “Mensagem ao Povo de Deus”, documento final da assembleia. A leitura da missiva foi acompanhada pelos presidente e vice-presidente da CEB, respectivamente, Cardeal Julio Terrazas e Dom Jesús Pérez .

ncterrazas.jpg
Cardeal Terrazas acompanhou a leitura da carta de encerramento da Assembleia

Na mensagem, os prelados bolivianos abordaram temas sociais e pastorais da atualidade no país, tais como as migrações, que seguem afetando as famílias bolivianas, em especial, nas zonas rurais; a educação, que deve ser prioritária, segundo eles, caso o país queira sair da situação em que se encontra; a violência, que vem gerando um sentimento generalizado de insegurança nos cidadãos bolivianos; e o valor do matrimônio religioso: “instituição divino-natural e que Jesus Cristo, nosso Salvador, ratificou como sagrada”.

Na missiva de encerramento da Assembleia, o episcopado da Bolívia também lembrou a comemoração da Semana Santa, afirmando que a participação “massiva e devota” dos fiéis em todas as jurisdições da Igreja, durante as festividades, “anima e compromete a aprofundar nossa tarefa evangelizadora, para que a fé e a vida plena em Cristo cheguem a todos os homens”.

Os prelados falaram ainda sobre a beatificação de João Paulo II, salientando que, em sua visita à Bolívia em maio de 1988, o pontífice deixou a todos os bolivianos “inesquecíveis recordações de seu ardor missionário, sua paixão pelo Evangelho e seu íntimo amor a Cristo e a Maria, sua Mãe”. Conforme os bispos, a beatificação de João Paulo II encheu a Igreja do país de alegria e “anima a todos a seguir com maior entusiasmo o caminho da santidade e o compromisso missionário (…)”.

Outros temas abordados pela missiva da CEB foram o relançamento da Missão Permanente no país, que pretende chamar todos os batizados a se colocar em estado de missão; e a Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em agosto, em Madri. Sobre este evento, os prelados fizeram um chamado especial aos jovens do país, “para que com suas energias e entusiasmo se ponham a serviço de Cristo e seu Reino”.

Com informações da CEB.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas