Arcebispo de São Paulo fala sobre os desafios da Nova Evangelização
Aparecida (Quarta-feira, 11-05-2011, Gaudium Press) O arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, participou ontem, 10, de uma coletiva de imprensa realizada durante a 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em sua entrevista, o purpurado falou basicamente sobre os desafios enfrentados pela Igreja nos dias atuais e, neste sentido, sobre o papel da nova evangelização para continuar difundindo a Palavra de Deus em uma época de muitas transformações tecnológicas e sociais.
Para Dom Odilo, diálogo com as novas gerações é um dos desafios que a Igreja enfrenta atualmente/ Foto: A12 |
Conforme Dom Odilo, os desafios atuais são muitos, como “o diálogo com a nova cultura que ainda está em formação e com as novas gerações que representam esta nova cultura; ter espaço no coração dos jovens; e por outro lado, estar ao lado daqueles que sofrem, dos injustiçados”, disse. Para o arcebispo, a Assembleia do Sínodo dos Bispos, que será realizada em Roma, em 2012, e o novo dicastério para a Nova Evangelização criado recentemente, são fortes demonstrações de como a Igreja está buscando respostas para estes desafios.
As Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), documento aprovado na última segunda-feira, 9, durante a Assembleia Geral, também é sinal, segundo o arcebispo de São Paulo, de que a Igreja no Brasil, em conformidade com a Igreja em todo o mundo, também está preocupada com os rumos da Evangelização. “As DGAE tratam fortemente da nova evangelização e da missão permanente”.
De acordo com o prelado, através destas diretrizes, a Igreja do país está trabalhando a fim de aprofundar a evangelização para a formação dos católicos através de um processo de iniciação à vida cristã consistente, que ajude os fiéis a ter melhor adesão de fé a Jesus Cristo, à Igreja, mediante melhor conhecimento da própria fé. “Não basta ser batizado e ser analfabeto na religião e na própria fé. Reverter esse quadro é parte do trabalho que estamos nos propondo fortemente nesta Assembleia para o próximo quadriênio aprovando as DGAE no Brasil”, assegurou.
Nova presidência da CNBB
Os bispos brasileiros elegeram nesta terça-feira, 10, durante a a 49ª Assembleia Geral da CNBB, a presidência que comandará a entidade religiosa pelo próximo quadriênio (2011-2015).
Nova presidência da CNBB toma posse na próxima sexta-feira, 13/ Foto: A12 |
Além dos já noticiados novo presidente – o arcebispo de Aparecida cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis – e novo vice-presidente – o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário Silva -, a Assemblçeia elegeu um novo secretário-geral. Será o bispo da prelazia de São Félix, no Mato Grosso, Dom Leonardo Ulrich Steiner.
A nova presidência da CNBB tomará posse na próxima sexta-feira, 13, último dia de Assembleia. Na ocasião, os novos comandantes da entidade, Dom Raymundo, Dom José Belisário e Dom Leonardo Steiner, concelebrarão a missa de encerramento do evento.
A cerimônia religiosa também terá a participação dos novos presidentes das 12 Comissões Pastorais da CNBB, que também serão eleitos durante a Assembleia.
Deixe seu comentário