Gaudium news > Blumenau promove Estágio Vocacional para jovens discernirem sobre sua vocação

Blumenau promove Estágio Vocacional para jovens discernirem sobre sua vocação

Blumenau (Terça-Feira, 10-05-2011, Gaudium Press) O Seminário Menor da Mãe de Jesus da Diocese de Blumenau, no estado de Santa Catarina, promoverá no próximo sábado, 14 de maio, o primeiro estágio vocacional do ano. O estágio é uma oportunidade para que os participantes discirnam sobre sua vocação. Essa atividade já acontece desde o início da diocese, criada e instalada no ano 2000. A participação nos estágios é requisito para a admissão de um jovem aos seminários da região.

Segundo o coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Blumenau, Padre Marcelo Martendal, o estágio vocacional é um encontro destinado a rapazes que se sintam chamados a serem padres ou que na incerteza queiram conhecer o seminário e fazer um acompanhamento vocacional. O sacerdote afirma que o projeto proporciona aos candidatos o conhecimento da vida no seminário, uma convivência com os seminaristas, padres e bispo, e momentos de oração, formação e entretenimento.

Na prática, as atividades do encontro serão realizadas das 8h30 até as 16hs. O estágio contará com a assessoria do reitor e formador do Seminário Menor e Propedêutico, Padre Almir Negherbon, e do próprio Padre Marcelo, que abordarão os seguintes temas: vocação; vocação do padre; o que é ser padre; a espiritualidade do padre; as dimensões da formação: espiritual, intelectual, humano-afetiva, comunitária e pastoral; o dia a dia da vida no seminário; entre outros. No ano são previstos três estágios. Os dois próximos ainda não têm data confirmada.

Em relação aos temas abordados, Padre Amir explica que a formação em cada uma das etapas é baseada nos aspectos espiritual, que compreende a vida de oração tanto pessoal, como comunitária; intelectual, que compreende os estudos e formação; humano-afetiva e comunitária, que consiste no amadurecimento integral de cada pessoa e sua relação com os demais; e pastoral, que é o trabalho desenvolvido junto às paróquias e comunidades específicas.

Para participar, o jovem deve estar cursando no mínimo a 8ª série do Ensino Fundamental, tendo em vista que serão acolhidos aqueles que já estão ou estarão no ensino médio. Aqueles que já concluíram o ensino médio também poderão participar deste mesmo estágio. Não há necessidade de fazer uma inscrição antecipada, porém é conveniente que o jovem se apresenta primeiramente ao padre de sua paróquia.

Mais informações através do e-mail martendal.bnu@ibest.com.br

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas