Dom Fernando Filoni é o novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 10-05-2010, Gaudium Press) Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado vaticana, Dom Fernando Filoni foi nomeado hoje pelo Papa Bento XVI novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. O arcebispo sucede no posto o Cardeal Ivan Dias, que atingiu a idade recomendada para a função e apresentou sua renúncia a Bento XVI.
O novo substituto para os Assuntos Gerais, por sua vez, será Dom Giovani Angelo Becciu, até agora núncio apostólico em Cuba.
Natural de Manduria, província de Taranto, Dom Fernando foi ordenado sacercote em 1970 |
Biografia
Dom Fernando Filoni nasceu em Manduria, província de Taranto, em 15 de abril de 1946. Foi ordenado sacerdote em 3 de julho de 1970 e incardinado na diocese de Nardò.
É laureado em Filosofia e em Direito Canônico. Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 3 de abril de 1981. Trabalhou junto à Representação Pontifícia no Sri Lanka e no Irã, e junto à Secretaria de Estado, no Brasil e nas Filipinas.
Em 17 de janeiro de 2001 foi eleito para a sede titular de Volturno, com dignidade de arcebispo, e nomeado núncio apostólico na Jordânia e no Iraque. Recebeu a ordenação episcopal pelo Beato Papa João Paulo II na Basílica Vaticana no dia 19 de março de 2001. Em 25 de fevereiro de 2006 foi nomeado núncio apostólico nas Filipinas.
Em 9 de junho de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Substituto para os Assuntos a Gerais da Secretaria de Estado.
Conhece francês, espanhol, inglês e português.
Deixe seu comentário