Arquidiocese de Florianópolis sediará evento sobre Exortação Apostólica Verbum Domini
Florianópolis (Segunda-Feira, 09-05-2011, Gaudium Press) O Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc), localizado na cidade de Florianópolis, está com as inscrições abertas para o Tríduo Bíblico, que se realizará nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. O evento, que tratará da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, será dividido em seminários sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, documento lançado ano passado, que resultou do Sínodo dos Bispos realizado no Vaticano em outubro de 2008.
As atividades serão realizadas nos dias 30 e 31 de maio, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h, e no 1º de junho, das 8h às 11h30. Durante os três dias de evento serão realizados diversos seminários, tais como: Verbum Domini e a Exegese Bíblica dos Pais; Verbum Domini: Palavra de Deus e Liturgia; Verbum Domini: Palavra de Deus na Formação Presbiteral; Verbum Domini: Palavra de Deus como alma da vida pastoral; e Verbum Domini: Palavra de Deus, Religiões e Ecumenismo.
Ainda no dia 30 de maio, das 19h30 às 22h, serão realizadas atividades voltadas para os leigos e leigas participantes dos Cursos de Extensão do Itesc. Os seminários contarão com a assessoria de sacerdotes da arquidiocese e de professores do Itesc.
Todas as pessoas interessadas podem participar em qualquer período do Tríduo Bíblico, mas são necessárias inscrições prévias. Mais informações pelo telefone (48) 3234-0400.
Exortação Apostólica Verbum Domini
A Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Verbum Domini”, assinada pelo Papa Bento XVI dia 30 de setembro de 2010, apresenta os resultados da 12ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”, ocorrida no Vaticano em 2008. O Papa atendeu assim ao desejo dos Padres Sinodais que, ao final do Sínodo, pediram-lhe que oferecesse à Igreja um documento sobre o mistério da Palavra de Deus.
Na primeira parte da Exortação é sublinhado o lugar fundamental de Deus Pai, fonte e origem da Palavra. Na segunda, coloca-se em destaque que, para a Divina Providência, a Igreja é a casa da Palavra de Deus, que acolhe o Verbo feito carne. Na terceira parte, destaca-se o dever dos cristãos de anunciar a Palavra de Deus no mundo em que vivem e trabalham. Na Conclusão, o Papa Bento XVI insiste na necessidade de nos familiarizarmos sempre mais com as Sagradas Escrituras, uma vez que somos anunciadores dessa Palavra de salvação.
Deixe seu comentário