Gaudium news > Chega ao fim retiro espiritual da 49ª Assembleia Geral da CNBB

Chega ao fim retiro espiritual da 49ª Assembleia Geral da CNBB

DDamasceno.jpg
Dom Raymundo exortou os fiéis ao encontro pessoal com Jesus Cristo/ Foto: CNBB

Aparecida (Segunda-feira, 09-05-2011, Gaudium Press) Chegou ao fim no último domingo, 08, – Dia das Mães – o retiro espiritual dos prelados participantes da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que teve início no sábado, 07, foi encerrado com uma missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.

Na celebração religiosa, o purpurado homenageou as mães de todo o país e o beato João Paulo II. Sobre as mães, ressaltou que a celebração de seu dia “recorda a importância fundamental da família que é fundada na união do homem e da mulher”. A respeito do Papa Wojtyla, recordou, especificamente, as três visitas feitas pelo pontífice ao país. “Do Papa João Paulo II, todos guardamos a mais grata satisfação. Guardamos, sobretudo, suas mensagens tão ricas para a vida de nossa Igreja e de nosso povo”, disse.

Durante a missa, Dom Raymundo exortou ainda os fiéis ao encontro pessoal com Jesus Cristo. A este respeito, citou o Documento de Aparecida, para mostrar os lugares em que se pode encontrar Cristo. Conforme, o purpurado, a Escritura, a Eucaristia e a Comunidade são estes lugares privilegiados. “Sem a participação na eucaristia, não existiria o discípulo-missionário maduro”, afirmou.

Ao fim da celebração religiosa, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha cumprimentou Dom Raymundo pelo cardinalato, que foi recebido no final de 2010.

Cardeal Marc Oullet
O retiro espiritual realizado pelo bispos da 49ª Assembleia Geral da CNBB foi orientado pelo prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet. O purpurado foi responsável por duas meditações do evento, que tiveram como tema: “A palavra de Deus e o ministério profético do bispo”.

Em suas meditações, o cardeal abordou basicamente três aspectos do ministérios episcopal: a analogia da Palavra de Deus; o Espírito Santo e o serviço da Palavra; e o bispo, servidor da Palavra.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas