Chega ao fim retiro espiritual da 49ª Assembleia Geral da CNBB
Dom Raymundo exortou os fiéis ao encontro pessoal com Jesus Cristo/ Foto: CNBB |
Aparecida (Segunda-feira, 09-05-2011, Gaudium Press) Chegou ao fim no último domingo, 08, – Dia das Mães – o retiro espiritual dos prelados participantes da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que teve início no sábado, 07, foi encerrado com uma missa presidida pelo arcebispo de Aparecida, cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.
Na celebração religiosa, o purpurado homenageou as mães de todo o país e o beato João Paulo II. Sobre as mães, ressaltou que a celebração de seu dia “recorda a importância fundamental da família que é fundada na união do homem e da mulher”. A respeito do Papa Wojtyla, recordou, especificamente, as três visitas feitas pelo pontífice ao país. “Do Papa João Paulo II, todos guardamos a mais grata satisfação. Guardamos, sobretudo, suas mensagens tão ricas para a vida de nossa Igreja e de nosso povo”, disse.
Durante a missa, Dom Raymundo exortou ainda os fiéis ao encontro pessoal com Jesus Cristo. A este respeito, citou o Documento de Aparecida, para mostrar os lugares em que se pode encontrar Cristo. Conforme, o purpurado, a Escritura, a Eucaristia e a Comunidade são estes lugares privilegiados. “Sem a participação na eucaristia, não existiria o discípulo-missionário maduro”, afirmou.
Ao fim da celebração religiosa, o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha cumprimentou Dom Raymundo pelo cardinalato, que foi recebido no final de 2010.
Cardeal Marc Oullet
O retiro espiritual realizado pelo bispos da 49ª Assembleia Geral da CNBB foi orientado pelo prefeito da Congregação para os Bispos, cardeal Marc Ouellet. O purpurado foi responsável por duas meditações do evento, que tiveram como tema: “A palavra de Deus e o ministério profético do bispo”.
Em suas meditações, o cardeal abordou basicamente três aspectos do ministérios episcopal: a analogia da Palavra de Deus; o Espírito Santo e o serviço da Palavra; e o bispo, servidor da Palavra.
Deixe seu comentário