Assembleia da CNBB aprova criação de Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude
Aparecida (Sexta-feira, 06-05-2011, Gaudium Press) Os participantes da 49ª Assembleia da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovaram nesta quinta-feira, 05, a criação de uma Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Dessa forma, as atribuições relacionadas aos jovens, que antes ficavam a cargo de um dos setores da Comissão para o Laicato, passam para a responsabilidade da nova comissão.
Criação da comissão foi um pedido dos bispos referenciais da Juventude dos 17 regionais da CNB/ Foto: CNBB |
Conforme a CNBB, a proposta, que foi um pedido dos bispos referenciais da Juventude dos 17 regionais pertencentes à Conferência, foi defendida na Assembleia pelo bispo auxiliar de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Dom Eduardo Pinheiro, atual responsável pelo Setor Juventude da CNBB. Para defender a iniciativa, Dom Eduardo se baseou no Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”, que opta pela urgente evangelização dos jovens.
Programação do terceiro dia de Assembleia
As atividades desta sexta-feira, 06, na 49ª Assembleia da CNBB, tiveram início com missa presidida pelo bispo de Bagé, no Rio Grande do Sul, Dom Gílio Felício, que homenageou os bispos negros.
Logo depois, começou a Primeira Sessão de trabalhos, em que foram debatidas as “Atribuições das Comissões Pastorais” e a “5ª Semana Social Brasileira”, evento que acontece ainda neste mês de maio.
A Segunda Sessão teve foco nos “Assuntos de Liturgia” e tratou da “Comissão Episcopal para a tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL).
Ainda hoje serão debatidos o Movimento de Educação de Base (MEB), que completa 50 anos e o Caderno de Estudos 101 da CNBB.
Deixe seu comentário