Presidente italiano homenageia Bento XVI com concerto
Papa Bento XVI assiste a concerto ao lado do presidente italiano, Giorgio Napolitano |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-05-2010, Gaudium Press) “A fé cristã não diz ‘Eu creio em alguma coisa’, mas ‘Eu creio em Alguém'”. Foi o que lembrou o Santo Padre ontem à noite, no concerto oferecido pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano, pelo sexto aniversário de seu pontificado e no contexto do 150° aniversário da Unificação da Itália.
Na Sala Paulo VI, do Vaticano, a Orquestra e o Coro do Teatro dell’Opera de Roma, regidos respectivamente pelo Maestro Jesús López Cobos e pelo Maestro Roberto Gabbiani, executaram o “Credo RV 591” de Antonio Vivaldi, e o “Stabat Mater” de Gioachino Rossini.
Após a apresentação, o Papa refletiu sobre as palavras e os conceitos de “Creio” e “Amém”. O crer, ressaltou o pontífice, “indica acolher alguma coisa entre as próprias convicções, confiar em alguém, ter certeza”, bem como “afirmar com confiança o verdadeiro sentido da realidade que nos sustenta, que sustenta o mundo”.
“Creio”, significa também “acolher este sentido como o sólido terreno sobre o qual podemos estar sem medo, saber que o fundamento de tudo, de nós mesmos, não pode ser feito por nós, mas pode ser só recebido”. A palavra “Amém” exprime “apoiar-se com confiança sobre a base sólida, Deus”.
O Santo Padre ressaltou também a dimensão teológica da música que se expressa na sonoridade de Vivaldi e Rossini. A ausência dos solistas (há somente o coro no “Credo” de Vivaldi), “quer expressar o “nós” da fé.
Vivaldi, recordou o Papa, era sacerdote e a sua música nasceu da sua fé. Rossini, por sua vez, tinha “uma religiosidade que expressa uma rica gama de sentimentos diante dos mistérios de Cristo, com uma forte tensão emotiva”‘. Seu “Stabat Mater” é uma grande meditação sobre o mistério da morte de Jesus e sobre a profunda dor de Maria”.
Antes do concerto, o presidente italiano foi recebido pelo Papa na sala ao lado da Sala Nervi, em audiência privada.
Deixe seu comentário