Novos guardas-suíços prestam juramento no próximo dia 6 de maio
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-05-2010, Gaudium Press) No próximo dia 6 de maio, 34 novos guardas-suíços prestarão juramento no Pátio de São Dámaso à bandeira do Corpo, jurando servir “fielmente, lealmente e honradamente” ao Santo Padre. Pela primeira vez no comando do destacamento dos guardas estará o novo vice-comandante, o tenente Coronel Christoph Graf.
A cerimônia do juramento da Guarda Suíça Pontifícia acontece todo dia 6 de maio em memória dos 147 mortos no Saque de Roma de 1527 em defesa de Clemente VII. Entre os novos alabardeiros, nome também dado aos guardas-suíços, a predominância é de suíços de língua alemã (28), além de língua francesa (3), de língua italiana (2) e um de ladino.
Os jovens suíços vão ao Vaticano três vezes por ano para a escola dos recrutas, onde aprendem como segurar a alabarda, os lugares de serviço e diversas outras coisas que se referem ao serviço de proteção da pessoa do Santo Padre e da segurança e vigilância do Palácio Apostólico.
Os alabardeiros prestarão o juramento diante de um representante do Secretário de Estado Vaticano, Dom Filoni, substituto da Secretaria de Estado. A Confederação Helvética será representada pelo embaixador suíço junto à Santa Sé, François Kammer, e o Exército suíço pelo Div. Cantieni.
Este ano foi convidada da Suíça uma delegação do governo cantonal de Friburgo e seu presidente, Erwin Jutzet.
Deixe seu comentário