Gaudium news > Papa inicia novo ciclo de catequese na audiência geral

Papa inicia novo ciclo de catequese na audiência geral

2011-05-04T123320Z_2078128850_GM1E7541L0601_RTRMADP_3_POPE.JPG
Segundo Papa Bento XVI, rezar deve ser uma prática diária

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-05-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI deu início nesta quarta-feira, na audiência geral da semana, a um novo ciclo de catequeses. O novo ciclo será dedicado à oração, e será abordado semanalmente pelo pontífice no encontro com os fiéis na Praça de São Pedro. “A oração não deve ser considerada uma coisa previsível: é preciso aprender a rezar, quase como aprendendo sempre de novo esta arte; mesmo aqueles que estão muito avançados na vida espiritual sentem sempre a necessidade de entrar na escola de Jesus para aprender a rezar com autenticidade”, disse hoje de manhã o Papa Bento XVI.

O Papa afirmou que o novo ciclo de catequeses recai sobre o tema “da oração, isto é, aquilo que nos ensinou Jesus e que continua a nos ensinar a Igreja”. O primeiro ensinamento, lembra o pontífice, vem de Jesus, do seu “íntimo e constante” diálogo com o Pai.

Falando sobre os diversos exemplos de oração presentes nas antigas culturas, o Santo Padre ressaltou que “em cada oração, de fato, se expressa sempre a verdade da criatura humana, que por um lado experimenta fraqueza e indigência e, por isso, pede ajuda ao Céu, e por outro lado é dotada de uma extraordinária dignidade porque, preparando-se para acolher a Revelação divina, se descobre capaz de entrar em comunhão com Deus”.

“O homem de todos os tempos – prosseguiu o Papa – reza porque não pode deixar de se perguntar qual é o sentido da sua existência, que permanece obscuro se não for posto em relação com o mistério de Deus e de seu projeto para o mundo”.

Ainda segundo Bento XVI, rezar deve ser uma prática diária e é uma forma de se buscar esperança para os conflitos espirituais e internos. “A vida humana é um emaranhado de bem e de mal, de sofrimento desmerecido e de alegria e beleza, que espontaneamente e irresistivelmente nos leva a pedir a Deus aquela luz e aquela força interiores que nos socorram sobre a terra e revelem uma esperança que vá além das fronteiras da morte”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas