Card. Stanislao Dziwisz apresenta relicário do sangue de João Paulo II
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 29-04-2010, Gaudium Press) Card. Stanislao Dziwisz, que foi secretário particular de João Paulo II, e hoje é arcebispo de Cracóvia, apresentou no site da arquidiocese o relicário do sangue do próximo beato Papa Wojtyla. O relicário “Não temeis”, projeto do escultor italiano Carlo Balljana, é em forma de Evangelho e apresenta na página esquerda as escritas em latim “Beatus Ioannes Paulus II P.M. Nolite timere” e na direira o crucifixo nas mãos do pontífice.
“Mestre Balljana – explica o card. Dziwisz – amplamente conhecido pela crítica oficial como “escultor do vento” foi estimulado a fazer o relicário dedicado ao Beato Papa João Paulo II desde a noite do funeral do Pontífice em 2005. Sobre o caixão do Santo Padre foi colocado o Evangelho aberto. De repente o livro se fechou. O vento muito forte, como aquele de Pentecostes, que atingia somente o adro da Basílica, fez fechar o livro como se com a morte do Papa houvesse terminado uma etapa da evangelização. O artista quer mostrar o futuro da missão do Papa: o Evangelho é de novo aberto para a Nova Evangelização”.
“O relicário – continua o arcebispo de Cracóvia – contém o sangue do beato Santo Padre João Paulo II. O sangue foi retirado em 2 de abril de 2005, no dia da morte do Papa, pelos médicos. Naquele momento estava presente no apartamento papal Joaquin Navarro-Valls, que me informou sobre a possibilidade de pedir aos médicos que haviam retirado o sangue, uma proveta do sangue do Santo Padre e conservá-la viva como em memória. Os médicos gentilmente me deram duas provetas. Até agora o sangue não se coagulou e mantém a cor natural.”
O escultor Balljana fez dois relicários idênticos. Um permanecerá no Vaticano e o outro irá para a arquidiocese de Cracóvia.
Deixe seu comentário