Caixão com o corpo de João Paulo II é removido das Grutas Vaticanas
Caixão com o corpo de João Paulo II é retirado da Cripta vaticana |
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 29-04-2011, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira foi trasladado o caixão com o corpo de João Paulo II das Grutas Vaticanas, como informou Padre Federico Lombardi, porta-voz vaticano, na Sala de Imprensa vaticana no início do briefing sobre a beatificação do Papa polonês.
A cerimônia de traslado teve início com uma oração presidida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica vaticana acompanhado pelos monsenhores da Fábrica de São Pedro: Dom D’Andrea e Lanzani. Estavam presentes também o cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, Dom Viganò, Dom Piero Marini e Dom Zygmunt Zimowski assim como os funcionários do apartamento papal, o Com. Angeli Gugel e Irmã Tobiana com outras seis freiras, além dos responsáveis pela Gendarmeria e pela Guarda Suíça, entre outras.
A oração foi recitada pelo Cardeal Tarcisio Bertone. “Ao canto das litanias, com um percurso brevíssimo, o caixão foi levado para a frente do túmulo de São Pedro, ao nível das Grutas vaticanas, e coberto por um amplo tecido bordado em ouro”, disse Padre Lombardi. O ataúde ficará no local até sábado, quando será levado ao Altar da Confissão da Basílica de São Pedro, para que os fiéis possam venerá-lo uma vez beatificado pelo papa Bento XVI.
A Basílica de São Pedro ficará aberta enquanto durar o fluxo de fiéis para permitir que as centenas de milhares que são esperadas possam rezar perante o primeiro pontífice polonês da história.
Além disso, o diretor da Sala de Imprensa comunicou que a lápide de mármore do túmulo de João Paulo II será transportada para Cracóvia, para uma nova igreja que será dedicada ao novo Papa beato.
O novo túmulo de João Paulo II, após as homenagens e orações pelos fiéis pela beatificação, será a Capela de São Sebastião na Basílica vaticana. O caixão será colocado ali provavelmente na noite de segunda-feira, 2 de maio, após a cerimônia de beatificação.
Deixe seu comentário