Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro realiza palestra sobre caso de excomunhão em Pernambuco
Rio de Janeiro (Sexta, 13-03-2009, Gaudium Press) O bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, promoveu na última quarta-feira (11), na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, uma palestra sobre o direito à vida. Membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Antonio falou sobre a “verdade médica, jurídica e ética” no caso da menina de 9 anos que foi submetida a um aborto no Recife, em Pernambuco, após engravidar do próprio padrasto, que abusava sexualmente da criança.
Responsável pela Pastoral da Saúde da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o bispo afirmou que a intervenção de Dom José Cardoso Sobrinho na questão da distribuição da pílula do dia seguinte pelo poder público também suscitou uma polêmica em nível nacional, e salientou que o arcebispo de Recife e Olinda “é movido por zelo pastoral e por fundamentadas motivações éticas”.
Ontem, durante o último dia de reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Padre Enrique Pérez Pujol, assessor canônico da entidade, distribuiu um documento sobre excomunhão e destacou o fato de que a punição não deve ser aplicada em meio a uma polêmica. “Não temos elementos para dizer qual médico está excomungado e qual não está. Isso depende do grau de consciência de cada um”, frisou o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
Deixe seu comentário