Cidade gaúcha revitaliza ponto turÃstico que lembra a Via Crucis de Jesus
São Marcos (Terça-Feira, 26-04-2011, Gaudium Press) Na noite da última segunda-feira (25), o município de São Marcos, no Rio Grande do Sul, dentro das solenidades da festa do seu padroeiro, comemorou a conclusão da primeira etapa de uma obra bastante aguardada pelos moradores e turistas da região: a revitalização do Monte Calvário. ]
O Monte Calvário são-marquense tem cerca de 130 metros de altura |
A reinauguração do local, que relembra a Via Crucis de Jesus, desde a sua condenação à morte até a ressurreição, aconteceu com um espetáculo de fogos de artifício e com a apresentação do coral italiano Oio, da região de Belluno, Itália.
Considerado o principal ponto turístico da cidade, recebendo diariamente visitantes das mais diferentes procedências da região, do estado e do país, o Monte Calvário são-marquense foi idealizado pelo Padre Henrique Compagnoni, que pensou primeiramente em construir apenas uma cruz central, mas depois decidiu construir também as estações da via sacra. Retratando a agonia de Cristo, as 15 estações estão distribuídas em um trajeto de 150 metros que culminam no alto do morro, onde fica localizado o Monumento ao Calvário, circundado por cinco pequenas capelas.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, o “Calvário” é um símbolo da cidade de São Marcos e precisa estar em um bom estado de conservação, além de eventuais investimentos para melhor acolher aos visitantes. A última reforma havia sido feita em 1982. As novas obras começaram em 2010 e foram divididas em três etapas: a primeira etapa, que foi concluída e inaugurada ontem, incluiu pavimentação do trajeto que liga as estações, instalação de corrimões, nova iluminação, paisagismo e novo sistema de drenagem, além do restauro do Monumento Central, que ganhou nova escadaria.
Essa primeira etapa das reformas e melhoramentos foi realizada através de uma parceria entre a Administração Municipal e a Paróquia São Marcos, proprietária do local. De acordo com o pároco, Padre Osmar João Possamai, as próximas etapas da reforma têm como meta o asfaltamento do estacionamento e do acesso ao Monumento para veículos, que já está em andamento, e o cercamento do Monte.
História do Monte Calvário
O Monte Calvário são-marquense, um lugar de cerca de 130 metros de altura, construído para refletir sobre o sofrimento de Cristo, foi idealizado pelo Padre Henrique Compagnoni, pároco da cidade, que no final dos anos 1910 tinha a intenção de comprar um terreno para fins religiosos. Mas as obras só começaram em 1950. A inauguração ocorreu no dia 27 de abril de 1952, junto com as comemorações do santo padroeiro do município.
No final dos anos 1970, uma reforma mudou o trajeto da Via Sacra, que ficou um pouco mais curto, de 240 metros, passou a ter 150 metros. As estações, que antes eram de tijolos, passaram a ser de pedras. As capelas que estão ao redor do monumento, no alto do monte, representam os cinco mistérios gozosos do terço.
Deixe seu comentário