Arcebispo do Rio celebra Páscoa com população de rua; São Paulo tem missa na Sé
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 25-04-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou ontem, 24, o Domingo de Páscoa com uma missa presidida pelo arcebispo local, Dom Orani João Tempesta. A cerimônia, que ocorreu na Catedral Metropolitana, contou com a presença da população de rua da capital carioca, que após terminadas as atividades religiosas participou de um almoço com o prelado.
Em sua homilia, Dom Orani versou rapidamente sobre o período da Páscoa, destacando que se trata do momento em que a Igreja renasce. Para o prelado, cada Páscoa é um passo a mais para a Páscoa definitiva. O arcebispo tratou também sobre o testemunho apostólico, dizendo que assim como os apóstolos todos nós fomos acolhidos “para sermos testemunhas de Jesus no Mundo”.
Após a homilia, Dom Orani recebeu uma salva de palmas do público presente em homenagem aos 14 anos de ministério episcopal que completa hoje.
O almoço de Páscoa do arcebispo do Rio de Janeiro com a população de rua aconteceu no subsolo da Catedral. Lá estiveram presentes homens, mulheres e crianças, que foram abençoados por Dom Orani.
Dom Orani afirmou que através daquela confraternização desejava mostrar que “mesmo diante das dificuldades é possível renascer para uma nova vida em Cristo Jesus”, e acrescentou: “Hoje temos um grupo de pessoas que nos recordam que temos realmente muito a fazer enquanto cristãos. Essa cidade ficará ainda mais bonita quando todas as pessoas viverem com dignidade”.
Celebração da Páscoa em São Paulo
Na Arquidiocese de São Paulo, o Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor foi celebrado com missa, na Catedral da Sé, em dois períodos: às 10h e às 17h. Ambas presididas pelo arcebispo local, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. A primeira cerimônia religiosa contou com a participação do Coral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Capela Musical Arquidiocesana; e a segunda cerimônia teve a participação do maestro Amaral Vieira e do Coral Sé e Orquestra.
Sobre a Páscoa, Dom Odilo escreveu uma mensagem ao fiéis dias antes da celebração religiosa. Na missiva, intitulada “A vida é mais forte que a morte!”, o purpurado exortou os fiéis a celebrarem a Páscoa “com alegria e nova disposição, a fim de seguirem o exemplo de Cristo” e convidou todos “a viverem com entusiasmo o período pascal até Pentecostes, que celebra o fruto maior da redenção, o dom do Espírito Santificador dado ao homens”.
O arcebispo fez também um convite especial aos jovens, para que olhem a vida com confiança e esperança, embora haja muitos motivos de preocupação. “Não esqueçamos que a humanidade pode seguir com confiança quando está com Deus; temos a certeza de que não estamos sozinhos ou sem rumo diante dos desafios do futuro: Deus entrou na Nossa História e vai conosco”, declarou.
Com informações das arquidioceses de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Deixe seu comentário